
Programa Envelhecer nos Territórios fortalece rede de proteção à pessoa idosa em Parintins e Barreirinha. (Foto: Pitter Freitas – SECOM)
O Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), certificou nesta segunda-feira (15/09) 30 agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa em Parintins. A iniciativa integra o Programa Envelhecer nos Territórios, implementado na região Norte em municípios estratégicos como Parintins e Barreirinha.
A cerimônia ocorreu no auditório do Instituto Federal do Amazonas – Campus Parintins, com a presença da pró-reitora de Extensão Francisca Morais de Lima, da diretora do IFAM-Parintins Christiane Pereira Rodrigues, da coordenadora do Programa Municipal do Idoso, Michelle Cordeiro, além da responsável técnica Vanessa Barbosa Santiago e da professora Jackeline Mendes, coordenadora da ação.
A solenidade contou ainda com apresentações culturais de idosos dos núcleos Parananema, Pascoal Allagio e Mãe Palmira, reafirmando o compromisso da rede municipal com a valorização da terceira idade por meio da saúde, lazer e cidadania.
Iniciado em maio de 2024, o programa já apresenta resultados concretos na garantia de direitos. Para Francisca Morais, trata-se de um marco histórico: “É inédito na região Norte e contemplou duas turmas, em Parintins e Barreirinha. Estamos felizes com a possibilidade de ampliar essa política de cuidado com o idoso para beneficiar ainda mais a sociedade”, destacou.
Durante a formação, os agentes realizaram visitas domiciliares, identificaram violações de direitos, articularam ações com a rede de saúde e assistência social e desenvolveram atividades educativas e culturais voltadas para a valorização da pessoa idosa.
A coordenadora Jackeline Mendes ressaltou a importância da iniciativa: “Celebramos uma conquista coletiva fruto de muito esforço e compromisso. Compartilhamos histórias que nos inspiraram em cada ação”.
Já a coordenadora do Programa Municipal do Idoso, Michelle Cordeiro, enfatizou a continuidade do trabalho: “Ver pessoas com seus certificados de defensores dos direitos da pessoa idosa é um marco para Parintins”.
A diretora do Campus Parintins, Christiane Rodrigues, lembrou que, entre os 17 institutos do IFAM no Amazonas, Parintins foi o primeiro a concluir o curso com sucesso.
A agente Clauciane Pereira agradeceu ao IFAM e lembrou a visita do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, em março: “Nossos olhos foram abertos para novos entendimentos, leis e políticas públicas”.
A agente Juliana Ribeiro, que atuou na Vila Amazônia, destacou o desafio inicial e a transformação da experiência: “Muitos idosos se recusavam a nos receber, mas vimos que é necessário apenas o olhar humano”.
Com a certificação, Parintins fortalece sua Rede de Proteção e Garantia de Direitos da Pessoa Idosa, consolidando políticas públicas que unem governo federal, município e sociedade civil.
Assuntos relacionados: #Parintins, #PessoaIdosa, #DireitosHumanos, #Certificação, #MDHC, #EnvelhecerNosTerritórios, #IFAM, #PolíticasPúblicas