05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Benjamin Constant e Rio Preto da Eva terão sedes próprias do MPAM

Publicado em 04 de setembro, 2025

Benjamin Constant e Rio Preto da Eva terão sedes próprias do MPAM

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) dará um passo significativo para o fortalecimento da sua presença no interior. Os municípios de Benjamin Constant e Rio Preto da Eva ganharão sedes próprias, em terrenos doados pelas respectivas prefeituras, com anuência do Legislativo municipal. Atualmente, as promotorias de Justiça funcionam dentro dos fóruns de Justiça.

A iniciativa é resultado de parcerias institucionais que fortalecem a infraestrutura pública e facilitam a instalação definitiva do MPAM em espaços próprios, garantindo maior eficiência administrativa e melhores condições de atendimento à população.

Doação

Em Benjamin Constant, o prefeito Semeide Porto oficializou a doação de uma área de 600 m² para a construção da nova sede. Em Rio Preto da Eva, a prefeita Maria do Socorro Fontinele destinou um terreno de 870 m², onde será erguida a unidade do Ministério Público.

Com a doação das áreas, o MPAM dará início à elaboração dos projetos arquitetônicos, que já estão em fase de confecção pelo setor de engenharia. As futuras instalações representarão maior eficiência administrativa e melhoria nas condições de trabalho para promotores, servidores e para a população que busca os serviços do MP.

Projetos

Os projetos arquitetônicos estão em fase de elaboração pelo setor de Engenharia do MPAM e devem seguir o mesmo padrão arquitetônico, estrutural e funcional da sede inaugurada recentemente em Manacapuru, projetada no conceito Green Building. O modelo prevê ampla iluminação natural, ventilação cruzada, telhado verde, sistema de energia solar, reaproveitamento de água e áreas bem distribuídas, que incluem, além dos gabinetes, brinquedoteca, sala de audiências, apoio administrativo, protocolo, sala técnica, salas de arquivo e auditório.

Ao falar sobre as doações dos terrenos, a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, ressaltou o compromisso da gestão com a modernização da estrutura no interior. “Estamos levando sedes próprias para os municípios, com espaços adequados, que vão garantir mais dignidade aos promotores, servidores e à sociedade. É um passo importante para fortalecer a presença do Ministério Público em todo o Amazonas”, ressaltou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.