06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TCE-AM lança ferramentas digitais para aproximar sociedade do controle externo

Publicado em 03 de setembro, 2025

TCE-AM lança ferramentas digitais para aproximar sociedade do controle externo

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu mais um passo na modernização dos seus serviços ao lançar três novas ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin).

As soluções foram criadas para aumentar a transparência, agilizar processos e aproximar a sociedade do trabalho de fiscalização realizado pela Corte de Contas.

“Com essas inovações, fortalecemos a transparência e oferecemos à sociedade meios mais modernos de acompanhar e interagir com o Tribunal de Contas”, afirmou a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins.

Público externo

A principal novidade é para o público externo, que trata da expansão do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC) para o sistema iOS. Agora, gestores, advogados e cidadãos podem acompanhar notificações e processos também a partir de iPhones, somando-se às versões já disponíveis para Android e web.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação (Setin), Elynder Lins, essa ampliação reforça a missão do Tribunal de se aproximar da sociedade.

“As novas ferramentas modernizam o controle externo ao integrar informações e padronizar a coleta e análise de dados. Além disso, aproxima o TCE-AM da sociedade, ao permitir que servidores, jurisdicionados e cidadãos utilizem agora dispositivos iOS para acessar essas ferramentas de qualquer lugar.”

Tecnologia que fortalece

Outra inovação é o Emcampo, solução que organiza todas as etapas de fiscalizações presenciais. Com acesso online e offline, permite que auditores coletem dados in loco por meio de aplicativos para smartphones, integrando-os a um módulo web.

A ferramenta possibilita a geração automática de minutas de relatórios e potencializa ações de fiscalização como o programa Blitz TCE.

O terceiro destaque é o Audiflow, plataforma integrada que centraliza todas as fases do processo de auditoria, do planejamento ao relatório final. Entre as vantagens estão a conexão com sistemas já utilizados pelo Tribunal, como Spede, DEC e e-Contas, e a geração mais rápida de documentos e notificações.

Controle externo

Atualmente em fase piloto na Diretoria de Controle Externo da Administração Direta (Dicad), a ferramenta deve ser expandida para outras áreas do Tribunal nos próximos meses. Sobre esse impacto, Elynder acrescenta:

“O principal impacto dessas ferramentas é que as auditorias ficam mais eficientes e de melhor qualidade, com cada etapa do planejamento, execução e documentação registradas de forma padronizada e com acompanhamento em tempo real. Também, melhora a comunicação com os gestores e com a sociedade.”

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.