06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Operação Malhadeira apreende mais de 3,6 toneladas de pescado ilegal

Publicado em 20 de junho, 2016

ipaam peixe

A “Operação Malhadeira”, que ocorreu nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã e Mamirauá, resultou na apreensão de mais de 3 toneladas de pescado, entre elas a piracatinga, que está com pesca proibida. A ação foi deflagrada no período de 7 a 17 deste mês, em conjunto pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fiscalização (Gefa), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Como resultado, foram apreendidos mais de 1.800 quilos de piracatinga, mais 1.600 de Pirarucu e 150 de outros pescados ilegais.  Além do pescado, foram apreendidos 3 pacas,  4 macacos da espécie Guariba, 2 quelônios, sendo uma tartaruga da Amazônia, 17 carcaças de antas, 8 carcaças de pacas e 6 carcaças de tartaruga da Amazônia. Também foram apreendidas 5 embarcações e, em uma das abordagens, foram encontrados 34 quilos de entorpecentes. O suspeito foi detido pelos policiais militares que atuavam na operação e conduzido para a delegacia regional do município de Tefé, que fica a 522,61 quilômetros de Manaus.

Em um total de 123 abordagens, foram lavrados 17 autos de infração, que juntos somam o valor de R$ 216.760 (duzentos e dezesseis mil, setecentos e sessenta reais), 29 termos de apreensão, 9 termos de doação, 2 termos de soltura e 2 termos de destruição. Vale ressaltar que todo pescado apreendido foi doado às comunidades locais e os animais silvestres abatidos à Instituição Mamirauá para fins de estudos científicos.

Piracatinga

A captura e pesca da piracatinga está proibida conforme o dispositivo normativo, Instrução Interministerial nº6 de 17 de julho de 2014. A captura deste pescado contribui para a matança de botos e jacarés na região, utilizados como isca para atrair os cardumes dessa espécie de peixe que se alimenta de restos de outros animais.

Já o Pirarucu está em defeso permanente, ou seja, durante todo o ano, conforme as Instruções Normativas do Ibama N°34/2004 e N°01/2005, podendo ser comercializado apenas quando oriundos de piscicultura licenciada por órgão ambiental competente ou de área de manejo devidamente autorizada pelo Ibama.

Instituto Mamirauá 

O Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá, na região do médio Solimões. Juntas, estas reservas somam uma área de 3.474.000 hectares e por intermédio de convênios com o Governo do Estado do Amazonas, o Instituto apoia a gestão destas reservas e pelo menos quatro vezes ao ano mobiliza uma ampla Operação de Fiscalização junto com o Ipaam e outros parceiros.

A Operação Malhadeira é a segunda ação de combate a ilícitos ambientais de 2016 e já está sendo planejada uma terceira fiscalização.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.