06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras no Parque Municipal do Idoso

Publicado em 27 de agosto, 2025

Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras no Parque Municipal do Idoso

A iniciativa é voltada à promoção de qualidade de vida, socialização e protagonismo da pessoa idosa. (Fotos – Georgia Varela / FDT)

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta terça-feira, 26/8, o ciclo de palestras educativas realizado pela Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul da capital. A programação integrou a campanha nacional “Agosto Lilás”, e faz parte do “Programa Conviver”, iniciativa da prefeitura voltada à promoção de qualidade de vida, socialização e protagonismo da pessoa idosa.

A iniciativa contou com a parceria do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso (DECCI), reunindo dezenas de frequentadores do parque em debates sobre prevenção e enfrentamento de diferentes formas de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e institucional.

Durante as palestras, foram apresentados os canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, o 180 e a Central de Atendimento da Prefeitura de Manaus – Disque Idoso 165, além de orientações sobre como identificar sinais de violência e buscar apoio.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou o papel do Parque Municipal do Idoso como espaço de cidadania e informação. “Trazer esse debate para o parque reforça o compromisso da gestão David Almeida em garantir políticas públicas de proteção e respeito às pessoas idosas. Aqui, nossos frequentadores se tornam multiplicadores de conhecimento, levando a mensagem de conscientização para suas famílias e comunidades”.

A delegada titular da DECCI, Larissa Barreto, ressaltou a importância do diálogo direto com a população idosa. “É fundamental tratar desse tema com os idosos porque mais de 60% das vítimas de violência contra idosos são mulheres. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, dentro dos lares. A informação é a ferramenta que fortalece as vítimas e seus familiares a buscarem ajuda”.

Com o encerramento do ciclo, a Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso em ampliar o alcance do “Programa Conviver”, unindo educação, prevenção, lazer e socialização em prol da cidadania. A ação também reforça a missão do município de fortalecer a rede de proteção às mulheres e às pessoas idosas, garantindo mais segurança, dignidade e qualidade de vida à população.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.