
Secretaria de Produção Rural apresentou iniciativas voltadas ao extrativismo e pediu acesso a linhas de crédito do Plano Safra 2025/2026. Foto: Divulgação
Parintins (AM) – A Prefeitura de Parintins iniciou tratativas com o Banco da Amazônia para garantir recursos destinados a projetos de bioeconomia no município. O encontro ocorreu em 19 de agosto entre o secretário municipal de Produção Rural, Tião Teixeira, e o gerente-geral da instituição, Luiz Alberto Azevedo.
A proposta busca acessar linhas de crédito do Plano Safra 2025/2026, que prevê até R$ 10 milhões em investimentos para municípios do Baixo Amazonas.
Segundo Tião Teixeira, a gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves prepara uma política pública pioneira voltada ao incentivo de cadeias produtivas sustentáveis, como castanha da Amazônia, açaí, guaraná e óleos essenciais (andiroba, copaíba, cumarú e pracaxi).
“Procuramos o banco que tem as fontes de crédito. Viemos conhecer as linhas de financiamento. Vamos conversar com os produtores nas comunidades e construir um projeto de acesso ao crédito rural”, afirmou o secretário.
O gerente do Banco da Amazônia avaliou positivamente a iniciativa da Prefeitura.
“A gente espera gerar dentro desses grupos uma quantidade significativa de pessoas satisfeitas com emprego e renda, fazer com que a economia do município evolua. Se Parintins tiver bons projetos, podemos investir uns R$ 10 milhões”, destacou Luiz Alberto.
O objetivo da parceria é fortalecer a geração de renda nas comunidades rurais de Parintins e consolidar a bioeconomia como alternativa sustentável de desenvolvimento.