Festival de Férias começa com atividades lúdicas e culturais para crianças

Festival de Férias começa com atividades lúdicas e culturais para crianças

O Festival de Férias, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, teve início neste sábado (05/07), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul de Manaus, com uma manhã repleta de atividades lúdicas, educativas e interativas voltadas para o público infantil e familiar.

Durante toda a manhã, os visitantes participaram de uma programação especial que reuniu contação de histórias, visita guiada com personagens do lendário amazônico e um bate-papo com oficina sobre criatividade e empreendedorismo. As ações encantaram crianças e adultos, promovendo a valorização da cultura regional e o estímulo à imaginação e ao aprendizado.

Visita guiada

A visita guiada ganhou vida com personagens das lendas amazônicas, como o Curupira, a Iara e o Boto, que conduziram as crianças pelos espaços do centro cultural, misturando ficção e conhecimento sobre o folclore amazônico. A experiência encantou os pequenos e ajudou a reforçar o pertencimento cultural desde a infância.

A oficina “Empreender com Criatividade” trouxe uma abordagem lúdica sobre a importância da economia criativa, incentivando crianças e jovens a explorarem seus talentos artísticos e ideias de forma empreendedora. Os pais e educadores também participaram do bate-papo, destacando o potencial das expressões culturais como caminho de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Artes

Segundo o coordenador artístico do setor de arte e educação da Secretaria de Cultura, Baldoino Leite, a proposta do Festival de Férias é unir diversão com formação cultural.

“O intuito do festival é trazer uma ocupação para as crianças nesse período de férias. E é essa ocupação com muita qualidade, aproximando dos nossos equipamentos culturais, de atividades artísticas, apresentações, inclusive do próprio artista, para que ele seja conhecido pelas crianças e famílias. A cada edição, a gente tenta inovar”, afirmou o coordenador.

Sobre a oficina de economia criativa, Baldoino explica que o tema foi introduzido de forma leve, adaptada ao universo infantil: “É um grande diferencial desta edição. A gente quer mostrar para as crianças que a arte e a cultura fazem parte da economia e podem ser sustentáveis. Esse link é apresentado de forma lúdica e acessível para toda a família”.

Momento foto

A manhã foi encerrada com um momento de fotos, registrando os trabalhos feitos nas oficinas e celebrou a coletividade e interação entres os participantes. O Festival de Férias segue até o dia 13 de julho.

Edilane Damasceno, mãe da pequena Maria Fernanda, acompanha o festival, há três anos, e destaca os impactos positivos do projeto. “Esse é o terceiro ano consecutivo que a minha filha participa. É muito recreativo e educativo, não só para as crianças, mas para os pais também. Por exemplo, eu não conhecia o Palácio da Província nem o Palácio Rio Negro, e tive essa experiência. Ela adora as brincadeiras, e a equipe é maravilhosa, superatenciosa”, contou.

Programação

8 de julho – Palacete Provincial

Atividades: Oficinas criativas e intervenções artísticas com projetos de extensão

Horário:  13h30 às 16h

Inscrições: https://forms.office.com/r/YLKWAbVU3k

 

10 de julho – Centro Cultural Palácio Rio Negro

Atividades: Oficinas criativas e intervenções artísticas com projetos de extensão

Horário: 13h30h às 16h

Inscrições: https://forms.office.com/r/YcTciGV0xv

 

13 de julho – Parque Rio Negro

Atividades: Contação de histórias, apresentação circense, show musical com fanfarra, brincadeiras e oficinas, Mania de ler e MovCEU

Horário: 16h às 20h

Sem necessidade de inscrição

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.