Lei institui o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca

Lei institui o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurcai

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a lei que institui o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca. A data será celebrada em todo o território nacional em 26 de julho. O ato foi publicado na edição desta sexta-feira (4/7) do Diário Oficial da União.

O Coco de Roda tem origem nos cantos de trabalhos entoados pelos povos africanos escravizados. O ritmo, baseado em versos improvisados e percussão marcada, está presente em festas, celebrações e momentos de lazer das comunidades nordestinas, especialmente em Pernambuco e Alagoas.

Ciranda

Já a Ciranda, considerada Patrimônio Cultural do Brasil, tem origem litorânea e é historicamente ligada a pescadores e agricultores em momentos de confraternização. O ritmo é caracterizado pela dança em roda, em que os participantes seguem os versos entoados pelo mestre cirandeiro.

A Mazurca surgiu na Polônia e chegou ao Brasil pela colonização portuguesa. No país, o ritmo ganhou novas características ao ser incorporado às tradições afro-brasileiras e indígenas, difundindo-se em diversas regiões, especialmente no Sul.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.