
Vice-governador do AM destacou a importância da interiorização dos serviços de saúde para a população (Foto: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria)
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), lançou mais uma jornada de cirurgias oftalmológicas no interior do estado. Nesta quinta-feira (03/07), Tadeu esteve no município Fonte Boa (distante 678 quilômetros de Manaus), localizado na região do Médio Solimões. A ação atenderá pelo menos 250 pacientes diagnosticados com catarata e pterígio (carne crescida nos olhos).
O mutirão é realizado em parceria entre o Governo do Amazonas e a prefeitura de Fonte Boa, com recursos estaduais oriundos de emenda do deputado estadual Abdala Fraxe (Avante). Na abertura, o vice-governador reiterou o compromisso com a interiorização dos serviços de saúde, com a finalidade de atender o maior número possível de pessoas fora da capital.
“Trabalho que faz a diferença na vida das pessoas. Lançamos mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas que vai promover saúde e bem-estar para os moradores de Fonte Boa. Um esforço conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura. É assim que, com parceria, presença e diálogo, trabalhamos para que o cuidado chegue a quem mais precisa”, ressaltou Tadeu.
A abertura do evento ocorreu em um ginásio do município, onde os pacientes foram examinados por equipes de um médico oftalmologista antes de serem encaminhados para a realização do procedimento cirúrgico. O prefeito de Fonte Boa, Lázaro Araújo (Republicanos), afirmou que o mutirão é a resposta a uma demanda dos moradores.
“Era um anseio da sociedade fonteboense. Aqui temos muitas pessoas que precisam de cirurgia de catarata. E temos agora essa oportunidade dada ao povo com a ajuda do Governo do Estado, na pessoa do vice-governador Tadeu, e do deputado Abdala. Esse mutirão de cirurgias vai trazer visão saudável para nossa população”, declarou.
Neste ano, é a terceira vez que o vice-governador faz o lançamento, in loco, de uma jornada de cirurgias no interior. São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros de Manaus) e Tapauá (a 449 quilômetros) foram outras cidades já beneficiadas com a estratégia de saúde pública em 2025.
Balanço
Ao ressaltar a importância da presença do vice-governador ao evento, o deputado Abdala Fraxe fez um balanço dos mutirões de cirurgias pelo interior ao longo dos últimos anos.
“Fonte Boa está passando por uma transformação, e o mutirão de cirurgias oftalmológicas ajuda nesse sentido. As pessoas vão poder voltar a enxergar normalmente, como tem sido feito no restante do Amazonas. Já são 4,6 mil cirurgias realizadas nos últimos dois anos e meio, e isso é um grande avanço”, destacou.
Deixe um comentário