Dois irmãos são condenados por matar um primo em 1997, com golpes de terçado e pernamanca, em Manicoré

Foto: Divulgação/Arquivo

No município de Manicoré, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) obteve, nesta quinta-feira (03/07), a condenação dos réus Alcimar Paes de Souza e Jomar Paes de Souza a 12 anos de reclusão, cada um, por homicídio qualificado. O crime ocorreu no dia 3 de maio de 1997, na Comunidade Nazaré do Uruá, em Manicoré, e vitimou Ocimar Colares Paes, primo dos réus. A sessão do Tribunal do Júri aconteceu quase 30 anos após os fatos.

De acordo com a denúncia apresentada pelo MPAM, os acusados, que também são irmãos, atacaram brutalmente a vítima com um terçado e uma peça de madeira (uma pernamanca), causando sua morte. A motivação do crime, segundo os autos, teria sido por vingança. Um terceiro envolvido no caso era menor de 21 anos na época e, de acordo com a legislação, teve a punibilidade extinta pela prescrição.

O júri acolheu integralmente a tese da acusação, que sustentou a qualificadora de motivo torpe e a prática do crime em concurso de pessoas. Os réus foram denunciados com base no artigo 121, § 2º, inciso IV, do Código Penal, e deixaram o fórum já sob custódia do Estado para início do cumprimento da pena.

O promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, responsável pelo caso, destacou a importância do julgamento. “Estavam presentes os familiares da vítima, mesmo quase 30 anos após a data dos fatos. Eles estavam clamando por justiça”, afirmou o promotor. “É preciso que a sociedade confie e conte com o Ministério Público, pois temos compromisso com a Justiça e com a sociedade”, complementou.

Foto: Divulgação/MPAM

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.