Integridade e compliance: Ciama encerra discussões sobre assédio, saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

Foto: Divulgação/Ciama

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) encerrou, nesta quinta-feira (03/07), o Workshop Integridade e Compliance, que abordou questões como prevenção ao assédio e à discriminação, além da importância da saúde mental e do bem-estar dos empregados, que podem impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados.

Durante o evento, o diretor-presidente da companhia, Aluizio Barbosa, reforçou o compromisso institucional com a construção de um ambiente de trabalho ético, saudável e respeitoso. Ele destacou o apoio irrestrito da diretoria ao fortalecimento da integridade na companhia e que isto reflete diretamente nos serviços prestados à população.

“A integridade não é apenas um valor, é uma prática diária. Apoiar eventos como este é reafirmar nosso compromisso com uma gestão pública ética, humana e eficiente. A alta direção da Ciama apoia todas as iniciativas que promovam o respeito, o diálogo e o bem-estar”, disse Aluizio Barbosa.

A primeira palestra do dia foi conduzida pela subcontroladora geral do estado, Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães, que abordou “A Prevenção ao assédio e à discriminação como pilar do Programa Estadual de Integridade”. A exposição trouxe reflexões sobre os riscos institucionais, a atuação orientadora dos órgãos de controle e os impactos positivos de uma cultura ética no serviço público.

Em seguida, os coaches Hélida Tavares e Rafael Cortezão, do Instituto Inspiração Hub, abordaram o tema “Saúde mental: o impacto do assédio, da discriminação e da exclusão no bem-estar dos empregados”, alertando sobre os efeitos desses problemas na rotina profissional e pessoal dos servidores e propondo caminhos de superação baseados no acolhimento e escuta ativa.

Fechando o ciclo de apresentações, os profissionais Luciene Tenório (Serviço Social) e Cristiano Seiquer (Psicologia) trataram sobre “O papel do Serviço Social e da Psicologia na perspectiva da Integridade e Compliance e no bem-estar dos empregados”, com ênfase na responsabilidade social corporativa e nas exigências da NR-1 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho sobre medidas de prevenção de riscos ocupacionais).

O workshop foi encerrado após uma rodada de perguntas e trocas entre os participantes. Ao longo dos dois dias de programação, o evento proporcionou um ambiente de escuta, aprendizado e fortalecimento institucional, reafirmando que a integridade é um compromisso coletivo, que começa de dentro para fora e pode impactar diretamente o público atendido pela companhia, principalmente as prefeituras municipais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.