MPAM investiga demora na nomeação de concursados em Nova Olinda do Norte

MPAM investiga demora na nomeação de concursados em Nova Olinda do Norte

Promotoria local requisita cronograma detalhado e definitivo divulgando as datas para convocação dos selecionados (Foto: Steven Conte)

Na cidade de Nova Olinda do Norte, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), via promotoria de Justiça local, instaurou inquérito civil para apurar a omissão e a morosidade da administração municipal em convocar candidatos aprovados em concursos públicos. O procedimento foi determinado pela promotora de Justiça Tainá dos Santos Madela, titular da comarca.

O procedimento se refere aos Editais nº 002/2023 e nº 003/2023, para diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, nas zonas rural e urbana de Nova Olinda do Norte. A promotoria requisitou da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Administração e Finanças, no prazo improrrogável de dez dias, a apresentação de um cronograma detalhado, formalizado e definitivo, indicando as datas para a convocação dos candidatos aprovados.

O despacho também solicita a relação de todos os servidores temporários contratados pela prefeitura em 2024 e 2025, bem como a justificativa específica de contratações temporárias para funções com candidatos já aprovados via concurso. A prefeitura também deve encaminhar justificativa técnica e jurídica esclarecendo o motivo da não nomeação imediata dos aprovados.

A promotora Tainá Madela destacou a importância do inquérito como forma de fiscalizar possíveis irregularidades na condução dos concursos públicos no município e garantir que os direitos dos aprovados sejam cumpridos.

“O concurso público é a via legítima para o ingresso no serviço público, e sua desconsideração, especialmente diante de contratações temporárias para os mesmos cargos, compromete a transparência e a eficiência na gestão municipal. Quando tomamos conhecimento quanto à não convocação dos candidatos aprovados nos Editais nº 002/2023 e nº 003/2023, entendemos ser necessário adotar as medidas cabíveis”, declarou a promotora.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.