07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Após defesa abandonar sessão, julgamento do caso Viviane Costa será retomado nesta segunda-feira (07)

Publicado em 03 de julho, 2025

Após defesa abandonar sessão, julgamento do caso Viviane Costa será retomado nesta segunda-feira (07)

Crime foi cometido em 2013 e tem como um dos réus o ex-companheiro da vítima (Foto: Divulgação)

Após mais de uma década de espera, a família de Viviane Costa de Castro pode, enfim, ver um desfecho no processo que investiga sua morte. O júri popular dos dois acusados pelo assassinato da jovem, ocorrido em 2013, está agendado para a próxima segunda-feira (7), no Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.

Viviane foi morta aos 36 anos, em um crime que, segundo o Ministério Público, foi premeditado e teve motivação torpe. Um dos réus é o ex-companheiro da vítima, Francisco Almeida, pai da filha caçula de Viviane. Ele é apontado como o mandante da execução.

A nova data do julgamento vem após sucessivas frustrações para os familiares. Em 22 de maio deste ano — dia em que o assassinato completou 12 anos — a sessão de júri chegou a ser iniciada, mas foi suspensa por conta de uma série de impasses envolvendo as defesas dos acusados.

Na ocasião, Francisco Almeida apresentou um atestado médico que confirmava diagnóstico de Covid-19, o que levou o juízo a propor a participação dele por videoconferência, conforme previsto no Código de Processo Penal. Mesmo com a possibilidade, a defesa de Alesson Mota, também réu no processo, se retirou do plenário, alegando prejuízo à estratégia de defesa.

Diante da situação, e da recusa do acusado em aceitar representação da Defensoria Pública ou defensor dativo, o juiz decidiu pelo adiamento da sessão para preservar a legalidade do processo.

Para os familiares, o novo adiamento foi mais um golpe. “Justamente no dia em que completamos 12 anos do assassinato da minha filha, tivemos que sair do fórum mais uma vez sem resposta. É doloroso demais”, desabafou Joana da Graça da Costa Souza, mãe de Viviane, que também atua como assistente de acusação no caso.

O julgamento da próxima segunda-feira representa, para a família, uma esperança de encerramento simbólico. “Sabemos que nenhuma decisão poderá apagar o passado, mas este passo representa a chance de dar voz à verdade e iniciar, enfim, um caminho de reparação e paz para todos que esperaram por justiça”, afirmou Joana.

O crime

Viviane Costa foi assassinada em 23 de maio de 2013. A investigação apontou que ela foi morta de forma premeditada, em uma emboscada que dificultou qualquer chance de defesa. O crime teria sido encomendado por Francisco Almeida e executado com a ajuda de um comparsa, Alesson Mota. Na época, Viviane deixou duas filhas, de 2 e 15 anos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.