Rio Negro atinge 29,02 metros em Manaus e ações da Defesa Civil são reforçadas

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

Nesta terça-feira, 1º/7, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou o nível do rio Negro diretamente do Skyglass do mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da cidade, e registrou um dado inédito: o rio atingiu a marca de 29,02 metros, configurando a maior cheia em volume de crescimento já registrada em Manaus.

Apesar de ainda abaixo do recorde de 2021, quando o rio chegou a 30,02 metros, a cheia de 2025 impressiona pela velocidade e amplitude da elevação. “No dia 10 de outubro de 2024, o nível do rio Negro era de apenas 12,11 metros, a menor cota dos últimos 122 anos. Em menos de nove meses, subiu exatos 16,91 metros. Nunca vimos algo semelhante”, afirmou o prefeito.

O secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Lima Júnior, destacou o trabalho de antecipação. “Desde o fim do ano passado, monitoramos diariamente o nível dos rios. Montamos planos de contingência, reforçamos equipes nas áreas críticas e construímos acessos elevados. O trabalho preventivo tem sido decisivo para conter danos e preservar vidas”, explicou.

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

Seis áreas registram pontos de alagação: São Jorge, Educandos, Presidente Vargas (na área do Bariri), Aparecida, Mauazinho e rua dos Barés, no Centro. Nessas regiões, foram implantadas pontes provisórias e executadas intervenções emergenciais em moradias, especialmente no bairro Educandos.

“A água já tinha chegado perto da porta da minha casa. A ponte ajudou muito. A gente consegue sair de casa com segurança e levar as crianças para a escola. Nunca vimos a Defesa Civil agir tão rápido”, relatou Maria do Carmo, 48, moradora da rua Inocêncio de Araújo, no Educandos.

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

Em 2024, no mesmo período, o nível do rio era de 26,79 metros, com cheia de 26,85 metros e sem registro de alagamentos. Em 2025, embora a cota seja maior, os efeitos estão sendo controlados graças ao planejamento e à ação integrada da prefeitura.

“Aqui no mirante Lúcia Almeida, que a gente construiu para reconectar Manaus com o rio Negro, foi impossível não refletir. Ver o rio desse tamanho impressiona. Mas, mais do que isso, dá um senso de responsabilidade. A gente está trabalhando, está em campo, cuidando das pessoas. É isso que importa”, concluiu o chefe do Executivo municipal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.