23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Cigás zera envio de resíduos para aterros sanitários

Publicado em 25 de junho, 2025

Cigás zera envio de resíduos para aterros sanitários

Em consonância com as iniciativas ambientais do Governo do Estado, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) alcançou um marco importante com a eliminação do envio de resíduos para aterros sanitários, com o objetivo de fortalecer sua responsabilidade socioambiental.

Desde março de 2024, todos os resíduos gerados na Cigás, que não podem ser reciclados, como resíduos comuns e orgânicos, foram destinados integralmente à recuperação energética, demonstrando o compromisso da Cigás com a gestão ambiental.

Iniciativa

A iniciativa faz parte da política ambiental da Companhia e atende aos critérios da ISO 14001, certificação que reconhece sistemas de gestão ambiental. Para isso, a Cigás ampliou o uso de tecnologias, como a recuperação energética, que transforma resíduos não recicláveis em energia (calor, eletricidade ou combustível). Também adota a incineração, processo que utiliza a queima controlada para destruir resíduos, reduzindo o volume e a toxicidade, representando uma opção segura.

Coleta

Ambos os processos evitam a sobrecarga do sistema público de coleta e tratam os resíduos de forma ambientalmente mais adequada.

“Antes de 2020, a gente ainda destinava parte dos resíduos à coleta pública. Hoje, contratamos empresas especializadas que coletam, separam e destinam corretamente os materiais, reduzindo o impacto ambiental”, explicou a analista de Processos Organizacionais da área de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS) da Cigás, Anne Taynara Santos de Moura.

Benefícios

Além de benefícios ambientais, como a redução da contaminação do solo e o mau odor nos arredores do aterro da cidade, a iniciativa também contribui com a responsabilidade social. Materiais como plástico, papel, madeira e resíduos eletrônicos são encaminhados a fornecedores especializados para reaproveitamento ou reciclagem, em um ciclo que prioriza a reutilização sempre que possível, e ainda contribui para a geração de renda de muitas famílias.

Gestão

Para a gerente de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Cigás, Niaracir Campos, a gestão de resíduos é uma questão estratégica na Companhia e deve ir além do cumprimento legal. Ela explica que a Cigás busca as opções mais vantajosas do ponto de vista ambiental, priorizando o reaproveitamento e a reciclagem, consideradas as melhores opções porque reduzem o uso de matérias-primas, economizam energia, movimentam a economia circular e diminuem o volume de lixo destinado a aterros.

Niaracir Campos finaliza afirmando que essa decisão está alinhada aos compromissos socioambientais e que a Cigás opta por formas mais seguras de descarte. “Essas ações constituem em estratégias que evitam passivos ambientais e demonstram nosso comprometimento com o meio ambiente, a sociedade e o próprio desenvolvimento econômico”, concluiu a gerente.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.