
Reprodução/DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, na edição desta segunda-feira (16/06) do Diário Oficial da União, a concorrência eletrônica nº 90215/2025 para contratação de empresa para elaborar o projeto básico e construtivo das obras de construção do novo porto da Manaus Moderna. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), um dos grandes defensores da obra e articulador de recursos junto ao governo federal, comemorou a publicação. Segundo ele, o lançamento da licitação pelo DNIT representa uma etapa vencida na longa batalha que durava mais de 15 anos para a construção do novo porto. A articulação de Eduardo Braga junto ao presidente Lula foi fundamental para dar andamento ao processo.
“Quero aqui cumprimentar o Ministério do Transporte, o DNIT, mais precisamente a diretoria Aquaviária, pela publicação do edital 90-2015 de 2025. Para alegria nossa, é o novo porto da Manaus Moderna que vai atender o povo do interior do Estado do Amazonas. Nós sabemos que milhares de pessoas chegam e saem todos os dias de Manaus para o interior do estado. Lamentavelmente, com uma infraestrutura absolutamente desumana. Mas não é apenas para os passageiros que esse novo porto será importante. Ele também será muito importante para melhorar a logística da carga que vai de Manaus para o interior e que vem do interior para a cidade de Manaus. Eu estou muito alegre porque ele está incluído no novo PAC e com esta licitação nós vamos finalmente poder iniciar a realização deste sonho da cidade de Manaus. Quero agradecer ao governo federal. Vamos em frente. Ganhamos mais uma batalha”, destacou Braga.
Obras do novo porto
Ao justificar a obra, o DNIT utilizou o argumento de que há poucos portos em operação equivalentes ao tamanho da população que vive e circula na cidade de Manaus, além do que a área já é amplamente utilizada há décadas.
“Atualmente, no Município de Manaus/AM, está em operação apenas o Cais do Roadway do Porto Organizado de Manaus /AM, uma vez que o Cais das Torres está inoperante devido ao seu soçobramento, como também está em operação o Porto (IP4) de São Raimundo, que será ampliado. O local já tem potencial vocacional portuário verificado ‘in loco’, e a população vem fazendo o seu uso mesmo em condições precárias, utilizando-se de balsas flutuantes privadas para a atracação de embarcações de maneira desorganizada e sem segurança”, pontua o edital.
A execução das obras e serviços de construção do novo porto da Manaus Moderna contempla intervenções de alta complexidade técnica e de grande porte, incluindo a construção de muro de contenção, terminais de passageiros e cargas, obras de atracação/acostagem com estruturas navais flutuantes e sistemas de fundeio, além de serviços de dragagem.
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