
Foto: Clóvis Miranda/Semcom
Nos próximos anos, a Prefeitura de Manaus, por meio de projetos e serviços desenvolvidos a partir da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), pretende investir em serviços de Transformação Digital para modernizar os serviços públicos.
Alinhada a uma tendência global de governança digital, a iniciativa visa ampliar a eficiência, a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos e contribuintes, colocando Manaus na vanguarda da inovação tecnológica no setor público.
O subsecretário de Tecnologia da Informação da Semef, Sérgio Augusto de Souza, explicou que a Transformação Digital já é uma realidade em diversos órgãos públicos no Brasil, com destaque para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem investido amplamente em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para agilizar processos e melhorar a assertividade dos serviços.
“Seguindo essa tendência, a Prefeitura de Manaus está focada em modernizar sua infraestrutura tecnológica e oferecer soluções digitais que facilitem o dia a dia do cidadão”, disse ao citar os três eixos principais que receberão investimentos e são considerados pilares essenciais para o projeto de Transformação Digital na Prefeitura de Manaus: datacenter, cibersegurança e qualificação de servidores.
“A transformação digital no governo, hoje, não é mais uma oportunidade, ela é uma necessidade. O governo precisa entregar serviços ao cidadão de forma digital, porque o modelo tradicional, em que o cidadão se dirige a um local de atendimento, está cada vez mais em desuso. Por isso, a prefeitura precisa reforçar e modernizar seu parque tecnológico para oferecer serviços com qualidade e alta disponibilidade”, afirmou Souza.
Datacenter
De acordo com o subsecretário, o fortalecimento do datacenter da prefeitura, com a adoção de tecnologias de computação em nuvem, é um dos focos do investimento. Além disso, a cibersegurança ganha destaque como um eixo fundamental para garantir a proteção dos dados dos cidadãos e da infraestrutura tecnológica municipal. “Precisamos deixar nossos equipamentos cada vez mais seguros, tanto do nosso ponto de vista quanto do ponto de vista do cidadão”, destacou.
Qualificação dos servidores
O terceiro pilar é a qualificação dos servidores, que serão capacitados para utilizar as novas tecnologias de forma eficiente. “Estamos trazendo tecnologia, mas precisamos fazer uso efetivo dela. Para isso, é essencial qualificar o time para tirar o melhor proveito dessas ferramentas”, completou Souza.
Exemplos práticos de inovação
A Prefeitura de Manaus, por meio da Semef, já vem implementando soluções digitais que demonstram o compromisso da gestão municipal com a modernização. Um dos destaques é o aplicativo “Manaus Atende Digital”, que coloca serviços municipais na palma da mão do cidadão, eliminando a necessidade de deslocamento até um ponto de atendimento físico. Entre os serviços disponíveis, o IPTU Digital se destaca como uma solução para substituir o uso de carnês impressos, oferecendo sustentabilidade, praticidade e economia para o município.
Outro exemplo de inovação em Manaus é o “Alvará de Construção Mais Fácil”, lançado recentemente pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A ferramenta trouxe um novo processo de licenciamento automatizado, on-line e autodeclaratório para obras de até 750 metros quadrados, com no máximo quatro pavimentos, dos tipos 1 e 2 (baixo impacto). A iniciativa simplifica e agiliza o processo para empreendedores e cidadãos.
Inteligência Artificial e atendimento automatizado
O diretor do Departamento de Suporte e Infraestrutura de TI da Semef, Adonai Fernandes, que também está à frente do projeto, disse que a Transformação Digital vai trazer cada vez mais eficiência aos serviços públicos por meio do uso de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial generativa e preditiva, soluções de integração e automação. “Estamos focados em um processo amplo de Transformação Digital para o município, voltado para a melhoria do atendimento e entrega dos serviços ao cidadão de forma ainda mais eficiente”, afirmou.
Fernandes citou exemplos práticos de como a IA pode revolucionar o atendimento ao cidadão. “Vamos criar aplicações com inteligência artificial para que o cidadão possa tirar dúvidas e fazer perguntas via aplicativos, interagindo com a IA, ao invés de ligar para o nosso 156. Com sua capacidade de automatizar processos, melhorar a comunicação com os contribuintes, analisar dados em tempo real e otimizar a renegociação de dívidas, o uso da IA contribuirá para o desenvolvimento e a qualidade dos serviços públicos essenciais para o cidadão”, explicou.
Com o investimento em serviços especializados, a Prefeitura de Manaus espera fortalecer sua infraestrutura tecnológica, garantindo maior segurança, eficiência e disponibilidade dos sistemas. A iniciativa também visa reduzir a necessidade de atendimento presencial, oferecendo ao cidadão comodidade e agilidade no acesso aos serviços municipais.
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