16/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Avião da Copa arremete em Manaus e volta ao Panamá. Veja vídeo

Publicado em 13 de junho, 2025

Avião da Copa arremete

Avião da Copa arremete com Luciana, Daniel e Rebeca Nogueira (foto), que fizeram história levando treinamento em Inteligência Artificial para Washington

O avião da Copa Airlines, que deveria chegar a Manaus nesta sexta (13/06), pela manhã, arremeteu na chegada ao aeroporto Eduardo Gomes. A aeronave teve que retornar à Cidade do Panamá, escala do voo que vinha de Miami (EUA). Passageiros registraram o momento da arremetida, a inversão do processo de descida para nova subida. Veja o vídeo ao final desta matéria.

O voo foi retomado e chegou a Manaus às 17h, ainda nesta sexta (13/06). A Copa deu um número especial à retomada, CM4141, enquanto a rota, normalmente, recebe os números CM140 e CM141. A viagem tem duração em torno de 2 horas e meia.

Estavam a bordo, entre outros, os três amazonenses que, esta semana, deram treinamento sobre Inteligência Artificial (IA) no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e no Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Rebeca Casanova Nogueira, Luciana Nogueira Minev e o advogado Daniel Nogueira foram recebidos por familiares, no aeroporto, respirando aliviados depois do susto.

 

Treinamento

A Inteligência Artificial (IA), nova fronteira tecnológica, tem uma corrida entre os países desenvolvidos. O norte-americano Chat Generative Pre-trained Transformer (ChatGPT), um chatbot da OpenAI, saiu na frente, mas já está sendo seguido por Gemini, Ernie Bot, LLaMA, Claude e Grok. A DeepSeek (algo como “busca profunda”, em inglês), custando menos e não cobrando nada, abalou as bolsas internacionais, quando foi anunciada. E já está no mercado a Manus AI, também chinesa, capaz de concluir tarefas sem ajuda humana.

A questão é que o Brasil nem entrou nessa festa, o que aumenta em muito o tamanho do feito dos três amazonenses da manauara Singulari Consultoria. Eles “ensinaram” sobre IA, em Washington, aos técnicos dos dois maiores bancos de desenvolvimento do mundo.

Um dado complementar é que, na vida corrida de hoje, é muito difícil, mesmo para técnicos engajados, resistir a treinamento intensivo, que obriga a uma atenção muito grande. Ainda mais por sete horas seguidas, como a Singulari promoveu, tanto no Bid quando no Bird.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.