06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Casa Manauara: mais quatro imóveis reformados pelo programa são entregues no Morro da Liberdade

Publicado em 29 de maio, 2025

Foto: Clovis Miranda/Semcom

Nesta quarta-feira, 29/5, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), entregou quatro novas casas reformadas no bairro Morro da Liberdade, zona Sul, por meio do programa “Casa Manauara”.

A iniciativa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo dignidade, segurança e qualidade de vida por meio de melhorias estruturais nas residências. Desde sua criação, o programa já transformou a realidade de mais de 400 lares, nos bairros Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Zumbi, Morro da Liberdade, Rio Piorini e São José.

“Esse programa tem sido um agente de transformação na vida de muitas famílias. O ‘Casa Manauara’ é um programa que tem sido um modelo para alguns outros estados, para algumas outras cidades e o prefeito David Almeida nos incumbiu de tornar esse programa cada vez mais acessível à população”, declarou o secretário da Semhaf, Jesus Alves.

Cada intervenção do “Casa Manauara” contempla investimentos de até R$ 27 mil por imóvel, com obras que incluem substituição de telhado, melhorias na parte elétrica e hidráulica, reestruturação de pisos, paredes e acabamentos, garantindo mais salubridade, segurança e conforto para as famílias atendidas.

Foto: Clovis Miranda/Semcom

A meta da Prefeitura de Manaus é reformar 4 mil casas até dezembro de 2028, com foco em famílias de baixa renda, idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs), mães solo e moradores de áreas com alta vulnerabilidade social.

Para o aposentado Roberto da Silva, a reforma da casa estava longe de ser uma realidade. “Antes da reforma meu telhado estava todo velho. Antes da chuva chegar já estava tudo molhado. Graças a Deus que esse projeto chegou até aqui. Eu e minha esposa somos aposentados, ganhando um salário mínimo, como que a gente podia fazer uma reforma dessa? Só Jesus mesmo na causa”, risos.

Moradias

Além das reformas habitacionais, a Prefeitura de Manaus avança com obras de construção de novas moradias por meio do “Minha Casa, Minha Vida” e com ações de regularização fundiária pelo programa “Manaus Legal”, consolidando uma política pública integrada de moradia digna.

Levantamentos sociais

É importante destacar que o “Casa Manauara” não possui processo de inscrição individual aberto ao público. As famílias beneficiadas são identificadas por meio de levantamentos sociais realizados em territórios prioritários, com análise técnica e acompanhamento de equipes de assistência social e engenharia da Semhaf.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.