
Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu na última quinta-feira (22/5) a vista de representante da WEG Equipamentos Elétricos S.A., multinacional brasileira do setor eletromecânico. A empresa, com sede em Jaraguá do Sul (SC), é referência global na fabricação de motores elétricos e atua em mais de 135 países, com operações industriais na América do Norte, Europa, Ásia e África.
A programação da visita incluiu reuniões técnicas com as divisões da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci) e visitas aos laboratórios de tribologia, microscopia, força, motores, vibrações, ruído e energia.
Na abertura do encontro, a diretora da Dimci, Danielle Assafin, destacou a importância da relação entre as instituições. “Apresentar nossa infraestrutura e fortalecer parcerias como essa é fundamental para promover a inovação tecnológica e apoiar o desenvolvimento da indústria nacional, além de reforçar o papel estratégico da metrologia para o país”, afirmou.
A Divisão de Tecnologia e Inovação (Ditec), representada pela servidora Taynah Souza, apresentou os mecanismos possíveis para que o Inmetro, na condição de Instituição de Ciência e Tecnologia, interaja e atue de forma colaborativa com empresas e entidades privadas, catalisando processos de desenvolvimento de tecnologia e inovação.
O gerente de Engenharia da Qualidade e Certificação de Produto da WEG, Vitor Marcon, ressaltou o interesse da empresa em intensificar o relacionamento técnico com o Inmetro, especialmente diante dos desafios relacionados à gestão da qualidade em escala global.
Marcon também destacou o papel estratégico do Inmetro para apoiar a superação de lacunas na infraestrutura laboratorial nacional. “Apesar de contarmos com um laboratório de metrologia acreditado em Jaraguá do Sul (SC), muitas vezes precisamos recorrer a serviços no exterior, o que evidencia a importância de fomentar parcerias e o desenvolvimento de soluções conjuntas para ampliar a capacidade e a eficiência dos laboratórios brasileiros”, completou.
Durante as visitas aos laboratórios da Dimci, foram discutidas possibilidades de parceria, desenvolvimento de novos ensaios e o uso compartilhado de infraestrutura metrológica. Também foram abordadas estratégias para a formação de recursos humanos especializados, com destaque para os programas de capacitação e pós-graduação do Inmetro.
Deixe um comentário