
Parintins comemora 1 ano de fundação do Centro de Cultura e Memória
Em tons, formas e estilo amazônico, a arte e a história parintinense exibiram sua beleza e trajetória no Centro de Cultura e Memória de Parintins na noite deste sábado, 24, numa programação especial que comemora 1 ano de fundação deste patrimônio arquitetônico que desponta nas políticas de incentivo do prefeito Mateus Assayag.
Desde o início de sua gestão, Mateus Assayag cria iniciativas que possibilitam o crescimento da cultura e do turismo no município. Uma forma de alavancar o desenvolvimento municipal através da potencialidade natural de Parintins. “O Museu de Parintins é uma das muitas políticas que criamos para potencializar nossa cultura e o turismo local. Temos muitos projetos importantes que irão melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca Mateus Assayag.
A secretária de turismo, Karla Viana, parabenizou o trabalho do prefeito Mateus Assayag na implementação de políticas culturais e turísticas. “A Praça Eduardo Ribeiro e o Centro de Cultura e Memória são equipamentos culturais e turísticos que trazem benefício ímpar para o município e nada mais justo do que a gente celebrar esse ano, essa praça, que é uma praça de convivência familiar”, declarou.
Obras
Além de espaços para visitação à obras de artes e objetos da história de Parintins, o Centro de Cultural e Memória também promoveu um desfile de acessórios produzidos por 20 mulheres do Coletivo “Elas Empreendem Parintins”. O momento foi um espaço de visibilidade e oportunidade.
A parintinense Elisangela Lopes trabalha com artesanato há 16 anos e vê nessa parceria com a Prefeitura de Parintins uma forma de crescimento profissional. “Um evento desse pra gente é maravilhoso e gratificante, porque nós vemos todo o nosso trabalho reconhecido pelos nossos representantes aqui da cidade. Pra gente é uma felicidade, uma honra para cada artesão parintinense”, declara.
Cinema e shows
Com sons regionais e melodias que remetem à arte parintinense, a Orquestra de Charango Espírito Andino fez uma apresentação de sonoridade e essência tipicamente amazônica. Homenageou artistas parintineses nos acordes de violões, charango e flauta andina, compondo o roteiro comemorativo da noite. “Criamos um grupo pra tocar pras pessoas, não só pras pessoas que vêm pra inauguração do museu, mas com os turistas e ele nasceu junto com o museu”, disse o membro do grupo, Silvio Camaleão, que também comemora 1 ano da orquestra.
A arte cinematográfica também fez parte da programação com a exibição do curta “A história fantástica”, um relato audiovisual da crença e superstição da comunidade da Valéria, na Vila Amazônia.
A festa encerrou com shows musicais no coreto da praça com os artistas Jardel Lima, Amigos do Choro e Banda Toadeiros. A noite mostrou o grande espaço cultural e artístico da Praça Eduardo Ribeiro, hoje, revitalizada e potencializada pela gestão do prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves.
Deixe um comentário