18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Parintins comemora 1 ano de fundação do Centro de Cultura e Memória

Publicado em 25 de maio, 2025

Parintins comemora 1 ano de fundação do Centro de Cultura e Memória

Em tons, formas e estilo amazônico, a arte e a história parintinense exibiram sua beleza e trajetória no Centro de Cultura e Memória de Parintins na noite deste sábado, 24, numa programação especial que comemora 1 ano de fundação deste patrimônio arquitetônico que desponta nas políticas de incentivo do prefeito Mateus Assayag.

Desde o início de sua gestão, Mateus Assayag cria iniciativas que possibilitam o crescimento da cultura e do turismo no município. Uma forma de alavancar o desenvolvimento municipal através da potencialidade natural de Parintins. “O Museu de Parintins é uma das muitas políticas que criamos para potencializar nossa cultura e o turismo local. Temos muitos projetos importantes que irão melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca Mateus Assayag.

A secretária de turismo, Karla Viana, parabenizou o trabalho do prefeito Mateus Assayag na implementação de políticas culturais e turísticas. “A Praça Eduardo Ribeiro e o Centro de Cultura e Memória são equipamentos culturais e turísticos que trazem benefício ímpar para o município e nada mais justo do que a gente celebrar esse ano, essa praça, que é uma praça de convivência familiar”, declarou.

Obras

Além de espaços para visitação à obras de artes e objetos da história de Parintins, o Centro de Cultural e Memória também promoveu um desfile de acessórios produzidos por 20 mulheres do Coletivo “Elas Empreendem Parintins”. O momento foi um espaço de visibilidade e oportunidade.

A parintinense Elisangela Lopes trabalha com artesanato há 16 anos e vê nessa parceria com a Prefeitura de Parintins uma forma de crescimento profissional. “Um evento desse pra gente é maravilhoso e gratificante, porque nós vemos todo o nosso trabalho reconhecido pelos nossos representantes aqui da cidade. Pra gente é uma felicidade, uma honra para cada artesão parintinense”, declara.

Cinema e shows

Com sons regionais e melodias que remetem à arte parintinense, a Orquestra de Charango Espírito Andino fez uma apresentação de sonoridade e essência tipicamente amazônica. Homenageou artistas parintineses nos acordes de violões, charango e flauta andina, compondo o roteiro comemorativo da noite. “Criamos um grupo pra tocar pras pessoas, não só pras pessoas que vêm pra inauguração do museu, mas com os turistas e ele nasceu junto com o museu”, disse o membro do grupo, Silvio Camaleão, que também comemora 1 ano da orquestra.

A arte cinematográfica também fez parte da programação com a exibição do curta “A história fantástica”, um relato audiovisual da crença e superstição da comunidade da Valéria, na Vila Amazônia.

A festa encerrou com shows musicais no coreto da praça com os artistas Jardel Lima, Amigos do Choro e Banda Toadeiros. A noite mostrou o grande espaço cultural e artístico da Praça Eduardo Ribeiro, hoje, revitalizada e potencializada pela gestão do prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.