Operação Ágata Amazônia atende 36 mil indígenas e ribeirinhos com distribuição de 97 mil medicamentos

Operação Ágata Amazônia atende 36 mil indígenas e ribeirinhos com distribuição de 97 mil medicamentos

As ações foram realizadas em 50 localidades, até o momento, a grande maioria delas em áreas isoladas, acessíveis apenas por vias fluvial ou aérea (Foto: Divulgação)

A Operação Ágata Amazônia 2025 – Comando Conjunto APOENA, coordenada pelo Ministério da Defesa e executada de forma integrada pelas Forças Armadas, segue levando cidadania e presença do Estado a regiões de difícil acesso da Amazônia. Entre os destaques desta edição, estão as Ações Cívico-Sociais (ACISO) e de Assistência Hospitalar (ASSHOP), que já realizaram mais de 36 mil procedimentos de saúde e distribuíram cerca de 97 mil medicamentos à população indígena e ribeirinha.

As ações foram realizadas em 50 localidades, até o momento, a grande maioria delas em áreas isoladas, acessíveis apenas por vias fluvial ou aérea. A logística complexa é enfrentada com o apoio de Navios de Assistência Hospitalar da Marinha do Brasil e unidades do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que operam de forma integrada em uma área de aproximadamente 510 mil quilômetros quadrados, equivalente ao tamanho da Espanha.

A presença das Forças Armadas vai muito além da segurança. Trata-se de um esforço humanitário e de cidadania, que leva atendimento básico de saúde a quem vive em regiões onde o Estado, muitas vezes, chega com dificuldade.

As ACISO e ASSHOP envolvem atendimentos médicos, odontológicos, distribuição de medicamentos e ações educativas em saúde, além de serviços como emissão de documentos e orientações sociais, em parceria com órgãos públicos civis.

Além dessas iniciativas, a simbólica cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional está sendo realizada nessas localidades. O objetivo é fortalecer valores importantes, como o orgulho de ser brasileiro, o sentimento de pertencimento, o patriotismo, o respeito aos símbolos nacionais e a identidade da nossa população.

Mobilizando cerca de 1.700 militares das três Forças, a Operação Ágata Amazônia 2025 reforça a soberania nacional na faixa de fronteira e intensifica o combate a crimes ambientais e transfronteiriços. Ao mesmo tempo, promove dignidade às populações indígenas, ribeirinhas e comunidades tradicionais.

Operação Ágata Amazônia 2025

O Comando Conjunto APOENA se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD n.º 535, de 29 de janeiro de 2025, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além de levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as ACISO e ASSHOP. A Operação Ágata Amazônia 2025 demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.

Curiosidade

O nome “Apoena”, que dá título ao Comando Conjunto da operação, vem do Tupi-Guarani e significa “aquele que vê mais longe” ou “aquele que enxerga além do horizonte”, simboliza a visão estratégica da atuação na Amazônia e o compromisso com a preservação para as gerações futuras.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *