
Divulgação/SSP-AM
O Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), órgão coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou, nesta quinta-feira (8/5), o resgate de uma mulher de 28 anos, que estava em trabalho de parto. O procedimento aeromédico foi realizado da comunidade Nova Canaã do Aruaú, localizada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), para a capital amazonense.
O diretor do DIOA, delegado Rafael Montenegro, explicou que a mulher residia em uma área de difícil acesso distante a cerca de 6 horas de lancha de Manaus. Ele disse que com o uso da aeronave o trajeto foi realizado em pouco menos de 30 minutos.
“O DIOA vem sempre prestando esse auxílio às gestantes nas comunidades isoladas do nosso Amazonas. E agora, inclusive, com a proximidade do Dia das Mães, fica registrado mais um atendimento nesse sentido, de uma gestante na iminência de dar à luz a uma nova vida”, frisou o delegado.
O operador aerotático do DIOA, tenente do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) João Coelho, auxiliou a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse é o segundo caso acompanhado pelo profissional.
“Após avaliação, o médico constatou que a parturiente se manteve estável, e foi possível fazer o transporte dela sem intercorrências”, informou o operador.
A mulher de 28 anos, que está grávida de um menino, foi entregue à equipe do Samu e em seguida encaminhada a uma maternidade de Manaus.
Bebê nasceu em aeronave
Em novembro do ano passado, a equipe do DIOA auxiliou no trabalho de parto de uma mulher de 42 anos. A grávida acabou tendo a bebê dentro do helicóptero. O procedimento aeromédico foi realizado na Comunidade do Abelha, na zona rural de Manaus, que à época encontrava-se isolada pela seca histórica que atingiu o Amazonas.
Deixe um comentário