28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Profissionais de saúde de Manaus participam de curso de atualização em pré-natal

Publicado em 07 de maio, 2025

Foto: Divulgação/Semsa

Com o objetivo de fortalecer a atenção à saúde materno-infantil no município, a Prefeitura de Manaus promove, de maio a julho deste ano, um curso de atualização em pré-natal para profissionais que atuam no acompanhamento de gestantes na rede de Atenção Primária à Saúde (APS). As primeiras turmas da formação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), acontecem nesta quinta-feira, 8/5, e na sexta-feira, 9/5, no Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz.

No curso, os profissionais da Semsa terão acesso a conteúdos teóricos e práticos relacionados ao pré-natal, incluindo fluxos de atenção a gestantes na rede de saúde, manejo de doenças comuns na gravidez, pré-natal do parceiro, entre outros. Ao todo, deverão participar da formação 455 médicos e enfermeiros dos cinco Distritos de Saúde (Disas) da secretaria, Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.

A coordenadora do curso e técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa, explica que a atualização tem ênfase na avaliação do risco gestacional, classificado em habitual, ou de baixo risco; médio ou moderado; ou de alto risco. Toda gestação, ela pontua, tem um risco inerente e requer atenção, sendo que aquelas de risco alto ou médio demandam maior cuidado da rede da saúde.

“O principal foco do curso é desenvolver, entre os profissionais do pré-natal da rede municipal, competências para fazer essa estratificação de risco, pois ela vai direcionar as condutas a serem instituídas e os pontos de atenção à gestante na rede de saúde”, destaca.

Gerda assinala que a atualização em pré-natal é realizada anualmente, de forma a estabelecer uma rotatividade de profissionais e promover o aprimoramento constante das equipes de saúde. Neste ano, ela relata, o curso busca reforçar a vivência dos profissionais com os conteúdos por meio de metodologias ativas de ensino, incluindo estudos de caso, aprendizagem baseada em equipe e estações de práticas como ausculta de batimentos cardíacos do feto e medição de altura uterina.

“Tudo isso visando o desenvolvimento de competências que esses profissionais precisam ter para prestar uma assistência qualificada à mulher no ciclo gravídico-puerperal”, enfatiza a coordenadora.

Conteúdos

O conteúdo programático do “Curso de atualização em pré-natal de risco habitual, intermediário e alto risco” inclui, entre outros temas, a Política Nacional de Humanização com foco na assistência pré-natal, fluxos na rede de atenção à saúde, estratificação do risco gestacional, registro qualificado da assistência e sífilis na gestação.

Gerda destaca ainda, dentro do programa da formação, a estratégia pré-natal do parceiro. “É uma estratégia importante para reforçar o vínculo da gestante com a equipe de saúde, e ainda para diagnosticar morbidades no parceiro que podem ser transmissíveis e que podem impactar na gestação e no desenvolvimento do feto”, ressalta.

Outro tópico importante incluído na ementa, conforme a coordenadora, é o diagnóstico e manejo de morbidades mais incidentes durante a gestação. Aí se incluem síndromes hipertensivas na gestação, diabetes mellitus e diabetes mellitus gestacional, infecções do trato urinário e vaginose bacteriana na gestação.

“É importante que os profissionais saibam diagnosticar e instituir o tratamento adequado para essas doenças, em tempo oportuno, para que a gravidez transcorra da forma mais tranquila possível e que, ao final da gestação, tenhamos uma puérpera e um bebê saudáveis”, aponta.

Programação

O curso de atualização em pré-natal da Semsa tem carga horária de oito horas, com atividades em dois dias, sempre às quintas e sextas-feiras, em turmas alternadas nos turnos matutino e vespertino. Os enfermeiros e médicos do Disa Oeste são os primeiros a participar da formação, com duas turmas nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9/5, e outras duas nos dias 15 e 16/5, no Complexo de Saúde Oeste.

A programação segue nos dias 22, 23, 29 e 30 deste mês, na Unidade de Saúde da Família (USF) Benedito Almeida, para as equipes do Disa Sul. Em junho, nos dias 3, 4, 10 e 11, na USF Prefeito Frank Abrahim Lima, acontecem as turmas dos profissionais do Disa Norte; e, nos dias 17, 18, 24 e 25, na USF Dr. Agnaldo Gomes Costa, do Disa Leste.

As últimas turmas do curso acontecem nos dias 1º e 2 de julho, com profissionais do Distrito Rural da Semsa.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.