Secretários municipais de Saúde conhecem estrutura do Cepcolu, referência na prevenção do câncer do colo do útero no Amazonas

Secretários municipais de Saúde conhecem estrutura do Cepcolu, referência na prevenção do câncer do colo do útero no Amazonas

Gestores conheceram as instalações do centro (Foto: Evandro Seixas/SES-AM)

Secretários municipais de Saúde do Amazonas conheceram, nesta segunda-feira (28/04), o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). A visita aconteceu durante a programação da Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB-AM), realizada de forma híbrida, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), com transmissão por videoconferência.

Durante o encontro, promovido pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), a secretária da pasta, Nayara Maksoud, convidou os presentes para conhecerem a estrutura e o fluxo de atendimento do Cepcolu. “Hoje, foi possível apresentar aos secretários de Saúde os serviços, os fluxos, os processos e a validação da nota técnica do Cepcolu. Toda a equipe esteve envolvida em mostrar que o centro também atua como referência para os municípios. Vamos avançar cada vez mais para fortalecer o SUS no Amazonas”, ressaltou.

A médica ginecologista e responsável pelo Cepcolu, Mônica Bandeira, ressaltou o pioneirismo da unidade. “É o primeiro centro do país focado exclusivamente na realização de conizações. Essa aproximação é essencial para que os secretários saibam que temos uma estrutura pronta para acolher mulheres de todos os municípios, oferecendo diagnóstico e tratamento adequados”, pontuou.

A estrutura do Cepcolu conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um auditório para capacitação e reuniões técnicas. O espaço foi elogiado pelos secretários municipais que participaram da visita.

A secretária de Saúde de Boa Vista do Ramos, Lysandra Farias, ressaltou a qualidade da estrutura e do acolhimento oferecido às pacientes. “O Cepcolu está dentro das normas exigidas e proporciona um atendimento que vai impactar diretamente na prevenção e tratamento precoce do câncer de colo do útero”, afirmou.

O secretário de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, destacou o atendimento humanizado da unidade. “O que vemos aqui é um investimento de excelência. As mulheres que procuram o Cepcolu encontram não apenas um serviço técnico de qualidade, mas também acolhimento e cuidado”, declarou.

Acesso ao serviço

Para ser atendida no Cepcolu, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a realização do exame preventivo. Em caso de detecção de lesões suspeitas, ela será encaminhada para uma policlínica para a realização da colposcopia e, se necessário, para biópsia. Havendo confirmação de lesão de alto grau, a paciente é inserida no sistema de regulação e encaminhada para tratamento especializado no Cepcolu.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *