23/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Unidade Móvel vai fazer teste rápido de HIV e dar orientações sobre DSTs

Publicado em 08 de janeiro, 2016

teste hiv

O teste do sangue do HIV é feito com uma gota de sangue através de uma picada no dedo do paciente. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá reforçar as estratégias de combate à Aids, com o objetivo de diminuir os casos da doença até 2020, preconizado na “Declaração de Paris”. Uma das ações é a Unidade Móvel de Testagem de HIV por fluido oral e da gota de sangue, além de orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que irá percorrer pontos estratégicos, como de encontro de jovens, em horários diferenciados, à noite e aos fins de semana para a realização dos testes rápidos e distribuição de preservativos.

A “Declaração de Paris” foi assinada em dezembro do ano passado, durante solenidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelo prefeito Arthur Neto, confirmando o empenho do município em acelerar a resposta para alcançar as metas 90-90-90 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS (UNAIDS) que almejam que 90% das pessoas vivendo com HIV/AIDS conheçam seu diagnóstico; que 90% das pessoas que sabem de sua soropositividade recebam tratamento antirretroviral; e que 90% das pessoas que estão em tratamento tenham sua carga viral suprimida, mantendo-se saudáveis e reduzindo o seu risco de transmissão do HIV.

Índices em Manaus

Em 2015, foram notificados em Manaus 1.403 casos,138 a menos que em 2014,  o que aponta uma diminuição de 8,9%. Houve, porém, um aumento de 21,3% entre jovens de 15 a 19 anos, informou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

“Temos 89 Unidades Básicas de Saúde fazendo o teste rápido de HIV e vamos implantar esse ano também o exame nas unidades da Estratégia Saúde da Família, além de reforçar as orientações para evitar a doença. Tivemos uma diminuição em 62,5% no número de casos de Aids em crianças menores de cinco anos e aumentou 10,7% o número de casos em gestantes com HIV. Em 2015 foram realizados 59.447 testes para HIV e distribuídos quase seis milhões de preservativos masculinos, portanto a prevenção é a palavra de ordem”, enfatizou Homero.

Segundo o secretário, a utilização dos testes rápidos permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico de agravos relevantes à saúde publica, visto que sua utilização aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos e permite seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.

“O teste é feito em sigilo com a supervisão de um profissional de saúde treinado, e o resultado é dado apenas para o indivíduo que o realizou. Qualquer pessoa pode fazer o teste do HIV para identificar se está infectada com o vírus, mas a realização do exame é importante principalmente para grupos de risco”, ressaltou.

Atendimento ao usuário

Na segunda quinzena deste mês de janeiro a Semsa começa a capacitação para atendimento a usuários que vivem com o HIV. A partir do dia 18, profissionais de saúde de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma em cada zona da cidade, irão iniciar o treinamento. “A expectativa é que, no primeiro semestre de 2016, tenhamos duas unidades básicas realizando esse atendimento”, explicou Homero.

Outra estratégia que terá continuidade é a parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) para oferta de teste rápido de detecção do HIV. Atualmente a ação é realizada junto a duas entidades. Uma é a Associação Garotos da Noite, que oferece a testagem, aos sábados, na sede da ONG. A outra é a Rede de Amizade e Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids, que oferece o exame em pontos de grande circulação como feiras.

Como é feito o teste da saliva do HIV

O teste da saliva do HIV é feito com um cotonete especial que é passado na gengiva e na bochecha do paciente para coletar uma amostra de líquido e células que será avaliada no teste. O resultado sai após cerca de 30 minutos, e este teste deve ser feito pelo menos cinco dias depois do comportamento de risco, que pode ser o contato íntimo sem camisinha ou uso de drogas injetáveis, por exemplo, e deve-se estar pelo menos há 30 minutos sem comer, beber, fumar e escovar os dentes, além de ser necessário retirar o batom, no caso das mulheres.

Como é feito o teste da gota de sangue do HIV

O teste do sangue do HIV é feito com uma gota de sangue através de uma picada no dedo do paciente, da mesma forma que é feito o teste de glicemia para diabéticos. Essa gota de sangue é colocada no aparelho do teste e após cerca de 20-30 minutos o resultado sai, sendo negativo quando apenas uma 1 linha vermelha surge no equipamento, e positivo quando aparecem 2 linhas vermelhas.

É importante lembrar que ambos os testes rápidos do HIV são confiáveis, tendo resultados com 99% de acerto. No entanto, nos casos em que o resultado do teste é positivo, deve-se fazer o exame de sangue convencional para confirmar a presença do HIV e encaminhar o paciente para os Centros de Tratamento Especializado, onde o tratamento é feito com o apoio de uma equipe composta por médico, psicólogo e assistente social.

Após o resultado, positivo ou negativo, o paciente recebe algum tipo de orientação?

Se a infecção for comprovada é feita a orientação necessária e encaminhamento para um serviço de saúde para o acompanhamento adequado. Em torno de 30% das pessoas infectadas pelo HIVnão fazem um diagnóstico precoce, no tempo correto e são diagnosticadas já com baixa imunidade e muitas vezes com alguma doença oportunista.

 

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.