04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ministério Público discute segurança pública em Fonte Boa e cobra medidas de autoridades

Publicado em 18 de março, 2025

Foto: Chico Batata

Discutir ações para fortalecer a segurança pública, avaliar irregularidades no concurso da Guarda Municipal e buscar soluções para a superlotação da delegacia foram os principais pontos da reunião promovida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) na última segunda-feira (17/03), em Fonte Boa. O encontro, realizado na sede da Promotoria de Justiça local, reuniu representantes da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), das Polícias Militar e Civil e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Durante a reunião, o MPAM apontou irregularidades no concurso da Guarda Municipal e indicou a necessidade de regularização das pendências, possivelmente por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O secretário municipal de Segurança Pública, na ocasião, comprometeu-se a levar a questão ao prefeito e apresentar uma resposta ao órgão no prazo de cinco dias.

Já a delegacia de Fonte Boa enfrenta superlotação, operando no limite de sua capacidade, com 34 detentos — incluindo duas mulheres. Para minimizar o problema, a prefeitura manifestou disponibilidade para auxiliar na logística de transporte dos presos, enquanto a Polícia Civil ficou responsável por encaminhar ao MP uma lista de solicitações de transferência para análise prioritária.

Jurisprudência

Outro tema abordado foi a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reforça a necessidade de diligências prévias para garantir um padrão probatório mínimo nos casos de flagrante, abordagens e entradas em domicílio. O objetivo é evitar a anulação de provas e o relaxamento de prisões por falhas processuais. Também foi destacado que o uso de algemas nos Autos de Prisão em Flagrante (APFs) deve ser devidamente justificado, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bares

A fiscalização do horário de funcionamento de bares também esteve em pauta. As autoridades discutiram a aplicação da lei municipal que regula a atividade, com o objetivo de manter a ordem pública e prevenir crimes relacionados ao consumo excessivo de álcool e às aglomerações em horários críticos.

Além disso, foram identificados imóveis ocupados irregularmente e utilizados para práticas criminosas, incluindo um terreno de uma empresa de telefonia, um imóvel em frente ao Bumbódromo e outro na localidade conhecida como “Mãe Creuza”. As forças de segurança se comprometeram a realizar diligências para identificar os responsáveis e adotar as providências cabíveis.

Para reforçar a segurança e o atendimento no período noturno, a Secretaria Municipal de Segurança Pública garantiu que disponibilizará guardas municipais para apoiar as atividades da delegacia.

O promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das ações de segurança no município. “A reunião reafirmou o compromisso do Ministério Público com a efetividade das medidas propostas, reforçando a fiscalização e o combate à criminalidade em Fonte Boa”, declarou.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.