Maior acesso à Justiça é destaque na abertura do Ano Judiciário do TRT-11

Maior acesso à Justiça é destaque na abertura do Ano Judiciário do TRT-11

Aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade, maior agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, promover a integridade e a transparência são alguns objetivos da gestão 2024-2026, apresentados na abertura do Ano Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), ocorrido na manhã da quarta (5/2).

O presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, conduziu a solenidade, que reuniu magistrados, advogados, servidores e convidados.

Em seu discurso de abertura, ele reafirmou o compromisso da Justiça do Trabalho com a sociedade do Amazonas e de Roraima, e falou dos desafios em promover uma Justiça acessível e eficiente.

Serviços

“Os nossos serviços se tornam cada vez mais essenciais para o equilíbrio da relação entre empregados e empregadores. A 11ª Região enfrenta particularidades geográficas, econômicas e sociais que demandam um olhar sensível e atento por parte deste tribunal. Reafirmamos nosso compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho justo e equilibrado, onde os direitos sociais e fundamentais sejam resguardados”, afirmou.

“Trabalhadores e empregadores depositam em nós suas esperanças de solução para conflitos que impactam suas vidas e suas empresas, por isso devemos atuar com celeridade, imparcialidade e, acima de tudo, com profundo respeito à dignidade humana”, acrescentou o presidente.

Magistrados e servidores

Ele agradeceu a dedicação dos magistrados e servidores do TRT-11, e concluiu o discurso citando a cooperação, inovação e o compromisso com a missão institucional: “que possamos servir promovendo uma Justiça do Trabalho que seja instrumento de pacificação social e de promoção da cidadania. Que sigamos firmes na defesa dos direitos sociais e na construção de um futuro mais justo para todos”.

Eixos

A juíza auxiliar da presidência Carla Priscilla Silva Nobre apresentou os oito eixos da nova gestão do Regional, que tomou posse em dezembro passado.

“Aprimorar a celeridade e a efetividade, fortalecer a transparência, buscar a humanização, aprimorar nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e o fomento do bom uso da inteligência artificial pelos magistrados e servidores do TRT-11, são os principais eixos do biênio 2024/2026. Cada um de nós tem um papel fundamental neste processo e, com o esforço conjunto, temos a certeza de que faremos do ano de 2025 e do restante desse biênio, um período de conquistas significativas”, disse a magistrada.

Gestão e prioridades

Ela detalhou os oito eixos, elaborados em esforço conjunto entre gestores e servidores, em consonância com as prioridades definidas pela atual gestão:

1. Ampliação do acesso à Justiça e acessibilidade;

2. Revitalização da infraestrutura predial, qualidade de vida e sustentabilidade;

3. Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional;

4. Promoção da integridade e transparência;

5. Fortalecimento da governança administrativa e judiciária;

6. Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira;

7. Humanização das relações de trabalho;

8. Revitalização da infraestrutura tecnológica e inovação.

Acesse aqui o folder completo dos Eixos da Gestão 2024-2026 do TRT-11. 

Confira o vídeo com os eixos do biênio, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social: https://youtu.be/Q8CtZKKybfg

Sessão do Pleno, posse e homenagem

Na ocasião da abertura do Ano Judiciário, ocorreu também a posse da desembargadora Eleonora de Souza Saunier como presidente da Seção Especializada II.

Também foi realizada a primeira sessão do Pleno, com a presença dos desembargadores Jorge Alvaro Marques Guedes – presidente, David Alves de Mello Junior – vice-presidente, por videoconferência; Alberto Bezerra de Melo, corregedor; Eleonora de Souza Saunier, Lairto José Veloso, Audaliphal Hildebrando da Silva, Ruth Barbosa Sampaio, Maria de Fátima Neves Lopes, José Dantas de Góes, Márcia Nunes da Silva Bessa, Joicilene Jerônimo Portela e Eulaide Maria Vilela Lins. Participaram, ainda, da sessão de julgamento o juiz convocado Audari Matos Lopes, e a procuradora Alzira Melo Costa, do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região.

Processos

Entre os 56 processos da pauta administrativa, o destaque foi para a aposentadoria da servidora Josse Clea Queiroz Campos. Dos 35 anos de serviço prestados ao TRT-11, 30 foram ao lado do desembargador Lairto José Veloso, do qual recebeu uma homenagem.

Foram julgados três processos da pauta judiciária e um foi adiado. Da pauta administrativa foram julgados 49 processos, cinco foram adiados e dois retirados de pauta.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *