Mais uma promessa do Governo Federal para o Amazonas: vai resolver os apagões até a Copa de 2014. “O Estado do Amazonas terá, até a Copa do Mundo em 2014, serviços de energia limpa, de qualidade, em abundancia e mais barata. A presidente Dilma Rousseff quer solução para os constantes apagões ocorridos no Amazonas”, disse a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ao senador Eduardo Braga (PMDB-AM), nesta terça-feira.
Hoffmann e Braga tiveram reunião para discutir um cronograma de trabalho e de investimentos no Estado, segundo a assessoria de Braga. Participaram da reunião diretores da Eletrobrás e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB/RR).
A promessa de “energia em abundância” foi feita por uma fonte ainda mais credenciada, o ex-presidente Lula, em 2004, durante participação dele no Festival de Parintins. O então Presidente da República prometeu que, no ano seguinte, a cidade estaria servida pelo Linhão de Tucuruí. Ano passado, durante a já conhecida crise de verão, o presidente da Eletrobras, José da Costa de Carvalho Neto, foi a diversos órgãos de comunicação garantir o empenho do Governo Federal em resolver o problema. Neste verão, novamente, a cidade está sob racionamento.
O senador Braga deixou o Planalto afirmando que o governo pretende investir, somente para este ano, recursos da ordem de R$ 600 milhões. “É o maior investimento dos últimos anos em nosso Estado. Para um cronograma de trabalho que vai até 2012, a presidente já garantiu que teremos todos os recursos necessários”, disse.
Na companhia da ministra, o presidente da Eletrobrás, José da Costa de Carvalho Neto, e outros dirigentes da empresa apresentaram ao senador um conjunto de obras que vão desde a construção de uma usina com capacidade de 600 megawatts à construção de 96 novos grupos de geradores de várias subestações e da ampliação das linhas de transmissão de alta tensão.
Eduardo Braga também anunciou, após a reunião com dirigentes do estatal, que o sistema elétrico do Amazonas será interligado com as Usinas Hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Estado de Rondônia, e até 2013 o Estado também estará interligado com a Usina de Tucuruí, no Pará.
Apagões
A Eletrobrás informou que vai analisar a rede de transformadores de energia de Manaus e substituí-los caso apresentem defeitos, para tentar sanar os constantes problemas de apagões na cidade. Os dirigentes da estatal acreditam que com isso o fornecimento de energia será resolvido no curto prazo.
Todos estes investimentos estão previstos para áreas urbanas do Estado. Para a Zona rural, o senador também está discutindo a ampliação do Programa Luz para Todos. O governo federal e a Eletrobrás querem desenvolver uma experiência-piloto para aproveitar melhor os recursos hídricos disponíveis no estado. A novidade, neste caso, é que a energia elétrica seria gerada por meio da correnteza do rio ao invés de queda d’água.
Veja mais notícias em Cidade