16/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Seminário internacional encerra agenda ambiental de 2024 no TCE

Publicado em 13 de dezembro, 2024

Seminário internacional encerra agenda ambiental de 2024 no TCE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou nesta sexta-feira (13), o seminário internacional “A Importância da Ouvidoria na Proteção do Meio Ambiente: Diálogos Ibero-americanos”, promovido pela Ouvidoria da Corte. O evento reuniu no auditório do TCE-AM especialistas nacionais e internacionais para debater temas relacionados à sustentabilidade, justiça ambiental e direitos humanos.

Durante a abertura, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a relevância do encontro para reforçar o papel da Ouvidoria na defesa ambiental.

“A Ouvidoria dos órgãos públicos ocupa um papel estratégico na sociedade, aproximando o cidadão das instituições e ampliando a participação democrática. No contexto ambiental, sua importância cresce ainda mais, pois o meio ambiente não tem voz própria e depende de nós para ser protegido e preservado”, afirmou Yara Amazônia Lins.

O ouvidor do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, ressaltou o compromisso da Ouvidoria Ambiental, criada em 2015, com a preservação do meio ambiente.

Ouvidoria

“A Ouvidoria é a porta do cidadão junto ao Tribunal de Contas. Estamos atentos para fazer o acompanhamento e ouvir a sociedade diante das agressões que o meio ambiente sofre no mundo. Nosso papel principal é ouvir e fazer ecoar esse chamamento tão importante que o mundo exige hoje: a preservação ambiental”, declarou.

O seminário contou com a participação de personalidades acadêmicas renomadas, como o Prof. Dr. Eric Leiva, da Universidad Libre de Bogotá, e a Profa. Dra. Lina Escobar, da Universidad El Bosque, que abordaram questões constitucionais ambientais da Colômbia. O Prof. Dr. Bruno César Lorencini, especialista em Direito Constitucional Econômico, e o Prof. Dr. Enrique Jesús Martinez Perez, da Universidade de Valladolid, discutiram governança ambiental e direitos humanos na defesa da terra e do meio ambiente.

O evento também marcou a certificação dos participantes e o lançamento da obra coletiva “Compliance: a nova dimensão do desenvolvimento sustentável e do bom governo”, elaborada pelos alunos do “MBA em Relações Institucionais, Governamentais e Compliance”, promovido pela Escola de Contas Públicas do TCE-AM e pela Escola de Direito da ALFA Educação (UNIALFA/FADISP).

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.