25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Produção de motos no PIM supera 2023 com aumento de 11,6%

Publicado em 11 de dezembro, 2024

De janeiro a novembro foram fabricadas mais de 1,6 milhão de unidades no Polo Industrial de Manaus. (Foto: Reprodução)

As fabricantes de motocicletas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) já superaram o volume total produzido no ano passado. Levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo revela que, entre janeiro e novembro de 2024, foram fabricadas 1.624.373 motocicletas, ante 1.455.292 motocicletas no mesmo período de 2023.

O desempenho alcançado no acumulado do ano foi 11,6% superior ao alcançado no mesmo período de 2023 e representa o melhor resultado para os onze primeiros meses desde 2011.

“Esses números comprovam o bom momento vivido pela nossa indústria, que cumpriu rigorosamente seu planejamento e soube se preparar com antecedência para enfrentar a estiagem”, afirma o presidente Marcos Bento. “Passamos pelo período mais crítico e já caminhamos rumo à normalidade logística, com os navios voltando a atracar em Manaus”, completa.

Dentro desse contexto, as associadas da Abraciclo devem atingir a projeção de 1,72 milhão de unidades produzidas, crescimento de 9,3% em relação ao ano passado.

Em novembro, foram fabricadas 146.055 unidades, alta de 10,6% na comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a outubro, houve queda de 5,8%, devido ao menor número de dias úteis. Segundo a associação, esse foi o melhor novembro em 13 anos.

Vendas no varejo

No acumulado do ano, os licenciamentos totalizaram 1.724.479 unidades, 19% acima do registrado nos onze primeiros meses de 2023. Esse volume é o maior alcançado para o período desde 2011.

As três categorias mais emplacadas foram Street (48,7% de participação de mercado), Trail (18,4%) e Motoneta (16,3%).

No décimo primeiro mês do ano, foram vendidas 147.060 motocicletas no varejo. O volume foi 12,7% superior ao registrado em novembro de 2023 e 11,8% menor na comparação com outubro. Novembro também representou o melhor desempenho mensal registrado nos últimos 13 anos.

Os três primeiros lugares foram mantidos no ranking de novembro: Street (46,9% do mercado), Trail (20,7%) e Motoneta (15,9%).

A média diária de vendas em novembro, que teve 19 dias úteis, foi de 7.740 unidades.

Com 115.619 motocicletas emplacadas, os modelos de baixa cilindrada lideraram o ranking de licenciamentos, representando 78,6% do mercado. As vendas de motocicletas de média cilindrada alcançaram 26.947 unidades – o que representa 18,3% dos emplacamentos -, seguido pelos modelos de alta cilindrada, com 4.494 emplacamentos e 3,1% de participação de mercado.

Exportações

De janeiro a novembro, as associadas da Abraciclo exportaram 28.468 motocicletas, retração de 10,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em novembro, os embarques para o mercado externo totalizaram 1.640 unidades. O volume foi 14,2% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado e 44,7% menor na comparação com outubro.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.