
O prefeito Glenio Seixas (UB) é pioneiro no Amazonas implantando políticas indigenistas municipais para beneficiar moradores de 63 aldeias do rio Andirá (Foto: Divulgação)
Após anunciar em dezembro de 2023 a criação da Secretaria Municipal Extraordinária para Assuntos Indígenas do Povo Sateré-Mawé (SEMEAI), Barreirinha inaugura a sede da pasta nesta quarta-feira (25/09), na presença de autoridades locais e lideranças das aldeias.
Com a aprovação dos vereadores por unanimidade na Câmara Municipal de Barreirinha, as adequações do prédio administrativo da secretaria foram iniciadas e o ambiente contará com espaços destinados para receber as demandas e orientar a população Sateré.
Anexo ao prédio da SEMEAI, o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, anunciou as instalações da Casa de Apoio ao Indígena Tuxaua Servo Miquiles (CAAPI), ambiente que servirá para abrigar indígenas em situação emergencial. Para Seixas, a entrega de mais um bem público significa olhar com carinho para a população Sateré-Mawé, uma atenção que vem sendo desempenhada com respeito em quase oito anos de gestão.
“Estamos fazendo uma verdadeira justiça aos irmãos indígenas com a criação da Secretaria, pois é aqui que vamos identificar as demandas vindas da Terra Indígena e com este amparo administrativo, nossa gestão faz história instaurando uma casa para que possam descansar após longas viagens e resguardar pessoas em situações de emergências, por exemplo. Fico contente com mais essa obra entregue em favor da população Sateré-Mawé”, comentou o prefeito.
Na CAAPI, a Prefeitura de Barreirinha preparou um ambiente aconchegante e dispõe de utensílios, eletrodomésticos e outros itens para que os indígenas possam aproveitar a passagem pela cidade sem movimentar grandes despesas.
Deixe um comentário