19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Boletim Estiagem: 187 prisões por crimes ambientais já foram realizadas em operações deflagradas no Amazonas

Publicado em 19 de setembro, 2024

Foto: Divulgação/Secom

Como parte das medidas de enfrentamento à estiagem, o Governo do Amazonas já realizou 187 prisões ou detenções por crimes ambientais, realizadas em operações deflagradas em todo o estado. Em continuidade às ações, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental divulga o boletim com informações atualizadas sobre a estiagem no estado, nesta quinta-feira (19/09).

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência para os 62 municípios amazonenses por conta dos efeitos da estiagem. No dia 5 de julho, ele já havia assinado o decreto de situação de emergência para 20 cidades e ampliou para mais 42, no dia 28 de agosto.

BOLETIM ESTIAGEM 19.09.2024

Para atender as famílias afetadas, o governo também já instalou 31 purificadores de água, sendo 10 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além de enviar 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.

Medicamentos e insumos

O Governo do Amazonas enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para municípios das regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões; 37 cilindros de oxigênio foram enviados para Eirunepé, Canutama e Itamarati, além da instalação de uma usina de oxigênio em Envira. Também foram distribuídos medicamentos e insumos para diversos municípios, totalizando 5,4 mil volumes.

Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já realizou 402 embargos, totalizando 19.551,8413 hectares de áreas embargadas. Foram aplicadas multas no valor de R$ 136,2 milhões, 362 autos de infração e 58 termos de apreensão lavrados, além de 187 detenções realizadas.

Focos de incêndio

De junho até o dia 18 de setembro, mais de 16,4 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), sendo, 1.721 incêndios na capital e 14,7 mil no interior do estado.

Essas iniciativas fazem parte da Operação Estiagem 2024, a partir do Comitê instituído pelo governador Wilson Lima, no dia 5 de julho.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.