Os urbanitários vão paralisar as atividades até a próxima quarta-feira (13/05) em protesto contra o não pagamento da Participação de Resultados e Lucros (PLR), que deveria ter sido paga no início do mês de maio. Os funcionários da Eletrobras Amazonas Energia fizeram manifestação em frente à sede da empresa, localizada na rua Sete de Setembro, bairro Cachoeirinha, Zona Sul.
Segundo o presidente do Sindicato dos Urbanitarios do Amazonas (Stiuam), Edney Martins, existe um acordo com a estatal para que fosse repassado uma porcentagem dos lucros operacionais caso eles conseguissem alcançar as metas.
No Amazonas, 70% dos serviços foram suspensos, funcionando apenas a parte operacional de distribuição de energia elétrica, já os serviços administrativos e comerciais estão todos paralisados. Em todo o estado são cerca de 2 mil funcionários que aderiram à greve e cruzaram os braços nesta manhã.
A paralisação ainda não afeta o fornecimento de energia na capital e nem no interior. Mas de acordo com Edney Martins, os trabalhadores ficarão parados até quarta feira, esperando um posicionamento da empresa, e caso isso não aconteça, eles poderão deflagrar uma greve por tempo indeterminado e nesse caso, o fornecimento de energia ficaria comprometido.
De acordo com Martins, o movimento não tem intenção de prejudicar a população e sim exigir um direito da categoria.
“Nós temos muita responsabilidade com a população, tanto que garantimos o efetivo mínimo possível dos técnicos para que as usinas continuem funcionando, para que o sistema todo continue ligado”, esclareceu Martins.
A concessionária Amazonas Energia já está preparando um plano de contingenciamento para tentar evitar que o fornecimento de energia fique comprometido, caso não haja acordo com os grevistas.
Veja mais notícias em Economia