06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

EUA: Kamala Harris escolhe Tim Walz como candidato a vice-presidente

Publicado em 07 de agosto, 2024

EUA: Kamala Harris escolhe Tim Walz como candidato a vice-presidente

Ele é governador do estado de Minnesota pelo segundo mandato (Foto: U.S. NETWORK POOL)

Na noite de terça-feira (6), a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou oficialmente sua escolha para a vice-presidência: o atual governador de Minnesota, Tim Walz. Em um comício na Filadélfia, Kamala descreveu Walz como “um líder” que ajudará a unir a nação.

Durante o evento, ambos os democratas subiram juntos ao palco, marcando o início da campanha, que definiram como “uma luta pelo futuro”. Kamala destacou a experiência e as qualidades de Walz, que está em seu segundo mandato como governador: “um líder que ajudasse a unir a nossa nação e a nos fazer avançar. Um lutador pela classe média, um patriota que acreditasse, tal como eu, na promessa extraordinária da América: uma promessa de liberdade, oportunidade e justiça não apenas para alguns, mas para todos”.

“Estou aqui hoje porque encontrei esse líder”, disse, apontando para Tim Walz.

Kamala elogiou o histórico de Walz, lembrando que ele já foi congressista, professor, sargento e até treinador de futebol americano. “Tim é mais do que um governador”, afirmou. “E, daqui a 91 dias, a nação vai chamá-lo de vice-presidente dos Estados Unidos”.

Emocionado, Walz agradeceu a oportunidade e criticou duramente o candidato republicano à presidência, Donald Trump: “Trump vê o mundo de forma diferente de nós. Em primeiro lugar, ele não percebe nada sobre servir [a nação]. Ele não tem tempo para isso porque está muito ocupado servindo a si mesmo”.

Walz também mencionou a revogação do direito constitucional ao aborto, decidida pelo Supremo Tribunal durante o mandato de Trump, destacando a hipocrisia dos republicanos sobre liberdade: “Afinal, o que queriam dizer era que o governo devia ter a liberdade de invadir os consultórios médicos. No Minnesota, nós respeitamos os nossos vizinhos e as escolhas pessoais de cada um”.

O candidato a vice-presidente democrata demonstrou entusiasmo para debater com JD Vance, o vice escolhido por Trump, descrevendo-o como “assustador e estranho”.

Kamala Harris e Tim Walz, em seu primeiro comício de campanha a três meses das eleições, marcaram presença na Filadélfia e se preparam para visitar os principais Estados norte-americanos nos próximos dias.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.