23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Boi Caprichoso cria diretoria de sustentabilidade e meio ambiente

Publicado em 26 de junho, 2024

Boi Caprichoso cria diretoria de sustentabilidade e meio ambiente

Agremiação se destaca com a criação de uma diretoria específica para a área (Foto: Alex Pazuello/Secom)

A sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, no contexto do Festival de Parintins, tem sido um dos pilares da atual gestão do Governo do Amazonas para a realização da festa. Entre as iniciativas do Estado, estão a instalação de ecopontos na cidade para estimular a reciclagem, entrega de sacolas dentro do Bumbódromo para realização de coleta de resíduos e distribuição de copos de água biodegradáveis. Como parte integrante do festival, o Boi Caprichoso criou uma diretoria específica voltada para ações ambientais.

”O ‘Recicla, Galera’ vem ser esse braço de Sustentabilidade do Festival de Parintins e é muito bacana juntar forças às ações já desenvolvidas pelos próprios bumbás. Cantamos e mostramos a Amazônia para o mundo, então nada mais justo que fazermos isso na prática da realização da nossa festa também”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A diretoria de meio ambiente do Caprichoso é coordenada pelo diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Affonso Rodrigues, membro do Boi Caprichoso há 40 anos. De acordo com ele, um dos objetivos do novo setor é estimular ações sustentáveis dentro da agremiação, unindo a cultura com a política ambiental.

“O Caprichoso é pioneiro, sai na frente com vários projetos em execução, algum deles ainda são de curto prazo, outros a médio prazo e outros, para o futuro. Os nossos problemas são únicos e a gente tem que procurar resolver da melhor forma possível. E uma delas é a destinação correta do resíduo sólido”, disse Afonso.

Este é o primeiro ano de atuação da diretoria no festival. E a expectativa é de que Boi Azulado implemente diversas políticas ambientais dentro dos galpões, onde são produzidos boa parte dos resíduos. Este ano, a agremiação fortaleceu diversas parcerias.

Os ferros utilizados na confecção das alegorias já têm destino certo, através de uma empresa especializada na prensagem do resíduo, que em seguida é encaminhado para Manaus. A iniciativa visa minimizar o volume de lixo nos aterros em Parintins.

A longo prazo, o objetivo do Boi Caprichoso é se transformar em um modelo de gestão ambiental, promovendo a conscientização ambiental em todo o Festival de Parintins.

“A nossa diretoria pretende trabalhar doze meses por ano, porque o meio ambiente não tem prazo de validade, não tem fronteiras e a gente precisa avançar nesse quesito e para isso ir para escolas, fazer palestras, fazer oficinas de reciclagem e reaproveitamento de material”, completou Afonso.

Coleta seletiva inédita

Outra iniciativa é uma parceria com a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), onde o boi destina boa parte de resíduos, evitando que sejam depositados nos lixões de cidade.

A ação mais recente ocorreu no dia 22 de junho (sábado), de forma inédita, quando foi realizado o evento Boi de Rua. Os resíduos, como latas e garrafas, foram coletados por uma equipe de 50 pessoas do Boi e entregues à associação, que fez a destinação correta do lixo e fez o processo de reciclagem.

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.