20/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa conhece projetos de inovação tecnológica do INDT

Publicado em 15 de abril, 2024

Foto: Divulgação

A Suframa realizou, nesta segunda-feira (15), uma visita técnica ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), localizado na Rua José Moacir Teberga de Toledo, 1.520, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus. O objetivo da visita foi conhecer os principais projetos e iniciativas desenvolvidos pelo instituto em prol da inovação tecnológica da Amazônia e, como Unidade Embrapii, as possibilidades de acesso a recursos não reembolsáveis para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A comitiva da Suframa foi recepcionada pela direção do INDT, composta pelo diretor-executivo, Geraldo Feitoza; pelo Head de Desenvolvimento de Negócios, Marx Menezes; pela consultora, Cláudia Assef; pela diretora de Inovação e Transformação Digital, Luana Lobão; pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Mitsuo Takeno; e pelo gerente de Projetos, Marcel Gonçalves.

Foto: Divulgação

Fundado em 2001 pela Nokia, o INDT passou a atuar a partir de 2013 como centro de PD&I da Microsoft. Em 2016, tornou-se uma instituição independente, mantendo-se como um dos maiores centros de PD&I do Brasil. O INDT se destaca por sua atuação diversificada ao oferecendo soluções nas áreas de Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química, e BioTech,

Com 23 anos de existência, o INDT está prestes a completar dois anos em sua nova sede, localizada numa área de 5 mil metros quadrados e equipada com uma infraestrutura moderna. Atualmente, conta com 261 colaboradores, entre efetivos e estagiários, e já produziu 51 trabalhos científicos de relevância.

Conforme os diretores, o instituto atua fortemente com rede 5G em projetos de automação avançada, abrangendo áreas como biotecnologia, comunicação e redes, e materiais. Suas competências incluem Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Realidade Aumentada, Robótica e Automação, demonstrando o compromisso do INDT com a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Em termos de capacitação, o INDT investe na formação de profissionais, oferecendo treinamentos aplicados em Gestão, Inovação, Tecnologias e Indústria 4.0.

Foto: Divulgação

Dentre os projetos destacados na visita estão os relacionados ao desenvolvimento de sistemas direcionados à área de saúde e gestão hospitalar com foco nos pacientes, como o Sistema Clínica Digital cuja disponibilidade é gratuita para as secretarias municipais de saúde e prefeituras da região. Outro projeto com grande potencial de impacto para a região é o Rabeta Elétrica, projeto da Solaris em parceria com o INDT.

“Além de fortalecer os laços institucionais com o INDT, essa visita é uma forma da Suframa demonstrar apoio e reforçar a importância dos institutos de ciência e tecnologia que atuam no fortalecimento ecossistema de inovação na região”, explicou o superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva.

A visita técnica da Autarquia também contou com a presença do superintendente-adjunto Executivo Luiz Frederico Aguiar, o superintendente-adjunto de Projetos Leopoldo Montenegro, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico Waldenir Vieira, o superintendente-adjunto de Administração Carlito Holanda, e o gerente de Projetos Ozenas Maciel.

Tags: ,

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.