10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Rua Dr. Sócrates é inaugurada na Vila Olímpica de Paris

Publicado em 30 de março, 2024

Rua Dr. Sócrates é inaugurada na Vila Olímpica de Paris

Foi inaugurada, neste sábado (30), a Rua Dr. Sócrates, na Vila Olímpica de Paris. A via fica em Saint-Ouen, uma das três cidades que abrigam os alojamentos que vão receber atletas do mundo todo durante os Jogos, a partir de julho.

O evento de inauguração contou com a presença da diretoria do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que, nesta semana, inspecionou as instalações da delegação brasileira pela última vez, e da ministra dos Esportes e dos Jogos Olímpicos da França, Amélie Oudéa-Castéra.

Castéra afirmou que a França está orgulhosa de ter uma rua com o nome de Sócrates, no coração da vila dos atletas.

“São 15 mil atletas que chegarão aqui de todo o mundo, no verão de 2024. E Sócrates foi um atleta que foi um imenso jogador de futebol, um defensor dos valores da democracia e alguém que lutou contra a pobreza e pela inclusão social através do esporte. Esses compromissos são magníficos, por isso estamos particularmente felizes e orgulhosos”, disse a ministra francesa.

Tricampeão

Sócrates foi tricampeão paulista pelo Corinthians e capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982. Também ficou conhecido pelo ativismo político e liderou a democracia corintiana, movimento que lutou pelo fim da ditadura militar no Brasil na década de 1980. A placa da rua, inclusive, traz referência a esse capítulo importante da história do ex-jogador.

Familiares de Sócrates também participaram da inauguração. Gustavo Vieira, filho do ex-jogador, disse que a homenagem ao pai é uma forma de “matar a saudade” e passa uma mensagem para todos os atletas, brasileiros ou de outros países, que frequentarão a Vila Olímpica.

“Ver essa energia boa e uma baita homenagem é sempre prazeroso e honroso para nós, da família, e para o povo brasileiro. É um reconhecimento de um personagem brasileiro, no berço do Iluminismo, de tanto conhecimento e de tanta liberdade”, disse Vieira.

No palco do evento, Sócrates foi representado pelo irmão mais novo, Raí, tetracampeão mundial de 1994, ex-jogador do São Paulo, do Paris Saint-Germain e ídolo do futebol francês.

Sócrates

“Pessoas como o Sócrates são pessoas que nunca se eximiram de lutar por aquilo que acreditam e que lutaram pelo bem de todos e não pelos seus interesses. Isso está eternizado aqui, no coração dos valores olímpicos, no coração da na Vila Olímpica que vai ser a capital do mundo em alguns meses”, afirmou Raí.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo também participou do evento e afirmou que o papel do esporte é muito maior em uma sociedade como a brasileira e disse que Sócrates sempre teve essa compreensão.

Revolução francesa

“É muito importante essa homenagem ao Sócrates junto aos ideais da Revolução Francesa, falando de igualdade, liberdade e fraternidade em um momento como este, que mundo está vivendo e a Europa está vivendo. É uma bela homenagem ao Brasil e à ideia de associar o esporte a um mundo melhor”, disse o presidente da Embratur.

Sócrates também foi homenageado em um banner de 1.000 metros quadrados instalado em um dos prédios da cidade de Saint-Ouen, em uma obra assinada pela artista brasileira RafaMon.

Em 18 de julho, oito dias antes da abertura dos Jogos de Paris, a primeira equipe do Brasil entrará na vila olímpica. E um atleta brasileiro já estará esperando por ela.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.