23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Justiça do Trabalho julga dissídio coletivo dos rodoviários e determina reajuste de 7%

Publicado em 07 de novembro, 2014

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT)  determinou um reajuste salarial de 7% aos Rodoviários de Manaus. A decisão foi tomada durante o julgamento do Dissídio Coletivo 2014/2015, realizado na tarde desta sexta-feira (07/11), na sede do TRT. Com o reajuste, motoristas passarão a receber R$ 1.931,88 e os cobradores R$ 965,94. A decisão ainda cabe recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Além do reajuste salarial, os colaboradores irão receber Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de meio salário base por semestre, adicional de insalubridade de 10% do salário base, devido ao calor, licença maternidade de 180 dias, além de R$ 195 de cesta básica, R$ 11 de tíquete alimentação e R$ 5 de vale-lanche.

De acordo com o advogado do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Fernando Borges, o reajuste corresponde a um aumento de custo com pessoal da ordem de 20%. O gasto com pessoal corresponde a 48% do custo total do serviço.

“O impacto das condenações é de 20% na folha de pagamento, com isso poderemos ter, se a decisão não for modificada, uma necessidade de reajuste no preço do serviço ou aumento de subsídios. A planilha com os valores será calculada pela prefeitura que deve avaliar o aumento”, disse Borges.

Ainda de acordo com o assessor jurídico, mesmo o Sindicato dos Rodoviários não tendo aceitado as propostas de reajustas apresentadas desde o mês de maio, as empresas estavam pagando 6% de reajuste aos colaboradores.

Greve na Global

Após nove horas de paralisação, trabalhadores da empresa Global Green retornara as atividades na tarde desta sexta-feira (07/11). Por volta de 4h membros do sindicato dos rodoviários chegaram à garagem da empresa e impediram a saída dos ônibus.

De acordo com a direção da empresa, os rodoviários alegavam que a greve era uma advertência devido um possível adiamento do julgamento do Dissídio Coletivo 2014/2015, que aconteceu normalmente na manhã desta sexta-feira.

A assessoria jurídica do Sinetram ingressou com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pedindo a ilegalidade da greve, multa de R$ 100 mil por hora de paralisação, além da prisão dos líderes da greve.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.