22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Igarapé do Franco recebe mutirão de limpeza com 70 servidores

Publicado em 08 de março, 2024

Igarapé do Franco recebe mutirão de limpeza com 70 servidores

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), promoveu, nesta sexta-feira, 8/3, uma ação de limpeza no Igarapé do Franco, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

A operação envolveu a remoção de lixo, entulho, garrafas PET, sacos plásticos e vegetação excessiva, com a utilização de uma balsa, botes, telas de proteção e uma equipe de aproximadamente 70 servidores.

O objetivo principal da iniciativa foi melhorar as condições ambientais do igarapé, visando a preservação dos recursos naturais, a prevenção de enchentes e o combate a possíveis focos de proliferação de doenças. Por meio da remoção de resíduos sólidos e do desassoreamento do curso d’água, a prefeitura busca garantir a fluidez adequada do igarapé, reduzindo assim o risco de alagamentos durante os períodos de chuvas.

A equipe responsável pela limpeza utilizou equipamentos como botes e uma balsa, que facilitaram o acesso às áreas de difícil alcance. Os trabalhadores, devidamente equipados e treinados, realizaram a remoção manual dos detritos e a poda do mato em áreas específicas.

Plano abrangente

Segundo o secretário da pasta, Sabá Reis, esta ação faz parte de um plano abrangente de limpeza dos igarapés da cidade. Ele destacou a importância da participação da população, e da conscientização sobre a destinação correta dos resíduos, evitando assim a poluição dos igarapés.

“Se todos colaborarem, vamos poder enfim viver em um ambiente mais agradável e oferecer para os nossos filhos um futuro melhor. Estamos todos os dias nas ruas fazendo o nosso trabalho, esperamos que a população colabore”, disse.

Além dos serviços dentro do córrego, uma segunda equipe utilizando escovões, e um carro-pipa, realizaram de ponta a ponta a lavagem da mureta de proteção, higienizado o espaço por onde passam os moradores. Seu Miguel Santos, morador do bairro, agradeceu o serviço. “Esse serviço de limpeza faz um bem para nós que vocês nem imaginam. Parabéns, prefeitura”, salientou.

A ação de limpeza no Igarapé do Franco representa um passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Manaus, bem como para a preservação do meio ambiente. A conscientização sobre a importância do descarte correto dos resíduos, evita que o lixo chegue até as orlas dos rios e igarapés, preservando o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.