01/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto IDH+ do MPAM chega à Câmara dos Deputados, em Brasília

Publicado em 01 de março, 2024

Projeto IDH+ do MPAM chega à Câmara dos Deputados, em Brasília

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) apresentou o projeto IDH+ na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o intuito de angariar apoio das autoridades públicas dos Poderes Legislativo e Executivo para viabilizar sua implementação no estado do Amazonas. O deputado federal Amom Mandel foi o primeiro parlamentar contatado para discutir o projeto.

O procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, deu início à apresentação da iniciativa destacando os principais pontos relacionados à desigualdade social nos municípios do Amazonas e à carência de indicadores que reflitam com precisão a situação do desenvolvimento das regiões.

“No Amazonas, desafios ambientais e socioeconômicos demandam políticas públicas para melhorar a qualidade de vida pós-pandemia e preservar a floresta. O objetivo do projeto proposto é elevar o IDH na região, incluindo o Ministério Público como propulsor de políticas públicas. A urgência do apoio diante das dificuldades de acesso aos municípios amazonenses torna essa iniciativa fundamental”, pontuou o PGJ.

Projeto

Seguindo com a apresentação do projeto, o coordenador do IDH+, promotor de Justiça Lauro Tavares, ressaltou a complexidade da realidade no interior do Amazonas e explicou como seria a implementação inicial da ação.

“Contamos com a colaboração de 35 instituições governamentais e não governamentais em um esforço conjunto para realizar oficinas e escutas sociais, a fim de identificar e ajustar indicadores relevantes nos municípios. Inicialmente, concentramos nossos esforços em ouvir as pessoas envolvidas com esses indicadores, iniciando o projeto em Coari, um município desafiador marcado por disparidades sociais. Destacamos a flexibilidade dos indicadores iniciais, que podem ser ajustados conforme as necessidades locais. Nosso objetivo é expandir essa iniciativa para outros municípios, adaptando nossa abordagem com base nas lições aprendidas ao longo do caminho”, explicou o coordenador.

Dados

Com dados mais técnicos, o chefe da Divisão de Controle Interno (DCI) do Ministério Público do Amazonas (MPAM) apresentou os dados e as informações sobre as pesquisas realizadas em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Atlas acerca dos indicadores de desenvolvimento humano.

O deputado federal Amom Mandel reforçou a importância do IDH+ sinalizando sua participação no desenvolvimento das próximas etapas do projeto.

A reunião contou com a participação do procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; do deputado federal, Amom Mandel; do coordenador do Projeto IDH+, promotor de Justiça Lauro Tavares; da ouvidora-Geral do MPAM, Jussara Maria Pordeus e Silva; da secretária Geral do MPAM, Renilce Helen Queiroz de Sousa; chefe da DCI, Bruno Lorenzi; assessores do MPAM e do deputado.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.