23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Asfaltamento das comunidades Coliseu I e II, no bairro Jorge Teixeira, é concluído

Publicado em 12 de dezembro, 2023

Foto: Divulgação/Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) concluiu, nesta terça-feira (12/12), o asfaltamento das comunidades Coliseu I e II, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. De acordo com o órgão estadual, 22 ruas receberam pavimentação asfáltica ou foram recuperadas, beneficiando cerca de 18 mil pessoas que moram na área.

A ação faz parte do programa Asfalta Amazonas, executado pela UGPE, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) para ajudar a melhorar a malha viária dos municípios. As obras na comunidade incluem terraplanagem, base e sub-base, pavimentação asfáltica, passeio externo e sinalização.

“O governador Wilson Lima vem oferecendo suporte aos municípios, no sentido de ajudar as prefeituras do interior e também da capital na recuperação viária. Esse trabalho vem sendo feito através de convênios por meio dos quais repassamos o recurso para a prefeitura, ou então o próprio Estado executa a obra”, explicou o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo.

Investimento

Por meio do Asfalta Amazonas, o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 560 milhões em pavimentação e recuperação de vias, sendo R$ 63,1 milhões por execução direta na capital, R$ 187,4 milhões a partir de convênios com a Prefeitura de Manaus e R$ 309,9 milhões através de convênios com as prefeituras de 22 municípios.

Para Leonilde Leite Pérez, moradora da comunidade Coliseu, a recuperação do asfalto mudará a realidade de quem vive na área e sofre com a lama em época de chuvas. “Agora, com as ruas asfaltadas, conseguiremos caminhar tranquilamente. Antes, enfrentávamos muitas dificuldades, como buracos, as calçadas quase não existiam mais. Em época de chuva, sujávamos nossos pés com lama”, contou.

As comunidades Coliseu I e II receberam aplicação de cinco quilômetros de asfalto em 22 ruas, melhorando a mobilidade do local, garantindo o acesso de serviços públicos, tais como rondas policiais e a coleta de lixo, contribuindo diretamente com a melhoria da qualidade de vida de 18 mil pessoas.

Ângela Costa, que possui um empreendimento na localidade, comemora a melhoria do asfalto em sua rua e afirma que o fluxo de clientes aumentará. “Sem dúvida, irá melhorar o meu ambiente de trabalho. Era muita poeira e sujeira e isso afastava os clientes. Estou bem feliz com a contemplação da minha rua”.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.