Marcos Santos, Manaus – A estratégia de confinar os ocupantes da invasão José Alencar, na Vivenda do Pontal, no Tarumã, cortando todas as possibilidades de entrada ou saída, inclusive de água e mantimentos, está dando certo. “O local se tornou inóspito”, disse um dos líderes da operação.
No final da tarde de hoje, como primeiro sinal de que estão cedendo à pressão, os ocupantes chegaram a pedir um ônibus para sair. Na última hora, porém, recuaram e fizeram uma barreira de troncos incendiados. Possivelmente porque foram informados de que a delegada do Meio Ambiente, Izolda de Castro Couto e Vale, estava esperando na saída para cumprir mandados de prisão contra os cinco líderes do movimento.
O comando da Polícia Militar acredita que, pelo fato de ter iniciado a desocupação, cumpriu a ordem do juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento, que exigiu a retirada em 48 horas (clique para ler).
“Sobrevoei o local, hoje à tarde, e não há mais que 200 pessoas lá. Vamos encerrar a ocupação e tratar de combater a degradação ambiental que ela deixou”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra. Ele afirma que não há como recuar nas ações de desocupação.