19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Paratletas amazonenses conquistam medalhas no Parapan do Chile

Publicado em 22 de novembro, 2023

Lucas dos Santos é medalha de ouro no  halterofilismo. Foto: Divulgação/CPB

Os paratletas Lucas dos Santos, Maria de Fátima, Guilherme Costa e Elielton Lira brilharam no Parapan-Americano no Chile, trazendo para o Brasil uma coleção de medalhas. Lucas e Maria, os dois do halterofilismo, conquistaram ouro e bronze, respectivamente. Eles contam com o apoio do Governo do Amazonas por meio do Bolsa Esporte Estadual e do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024. Guilherme conquistou a prata no tênis de mesa e Elielton foi bronze no judô.

“O desempenho excepcional no Parapan-Americano é uma fonte de orgulho para o Amazonas e uma inspiração para todos nós, reforçando o compromisso contínuo do Governo do Amazonas em apoiar o desenvolvimento e a excelência no esporte paralímpico”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Promessa no halterofilismo, Lucas dos Santos iniciou no esporte aos 13 anos. No Parapan, Lucas ergueu 142kg e 146kg inicialmente, mas a marca de ouro foi levantando 150kg na sua terceira tentativa, conquistando ouro para o Brasil, e chegando mais perto de conquistar a vaga para as Paraolimpíadas 2024.

“Agradeço ao Governo do Amazonas pelo Bolsa Esporte, se não fosse esse apoio não estaria competindo com atletas de alto nível e representando bem o nosso Estado”, comentou Lucas dos Santos.

O halterofilismo foi também onde Maria de Fátima conquistou a medalha de bronze, levantando 110kg na categoria até 67kg.

Guilherme Costa, paratleta de tênis de mesa, conquistou a prata na Classe 2. Foto: Divulgação/CPB

No tênis de mesa, Guilherme Costa conquistou a prata na Classe 2, com uma campanha de três vitórias e uma derrota, subindo pela quinta vez ao pódio em Jogos Parapan-Americanos.

No judô, Elielton Lira conseguiu a medalha de prata na categoria até 60kg J1/J2, em sua estreia em Jogos Parapan-Americanos. Elielton, atualmente mora em São Paulo, ficou cego por conta de um tiro, quando tinha apenas 12 anos, e utilizou o esporte como uma maneira de sair do mundo dos crimes.

O judoca Elielton Lira conquistou medalha de prata na categoria até 60kg J1/J2. Foto: Divulgação/CPB

Estreia amazonense no Parapan

A atleta Mikaela Almeida, do badminton, estreou hoje (22/11) contra Laura Fernandes e venceu por 2 sets a 0. A amazonense continua nas eliminatórias individuais da categoria SU5. Ela volta a competir nesta quarta-feira, às 18h. As disputas da modalidade ocorrem até o dia 26 de novembro.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.