
Foto: Divulgação
As principais bacias do Amazonas atingiram e ultrapassaram as marcas históricas, durante esta semana. Algumas cidades do Estado decretaram situação de emergência, tendo em vista que os rios são os principais meios de rota para o deslocamento e abastecimentos de insumos, alimentos e demais produtos necessários para a população que vive nessa região do país.
Por conta da seca severa que o Amazonas passa, o governo estadual desencadeou, em meados de setembro, a Operação Estiagem 2023, e diante do agravamento da situação, o governo federal autorizou o emprego temporário em ações de apoio das Forças Armadas, por intermédio do Comando Conjunto Amanaci.
Toda parte logística é coordenada pelo Comando Conjunto, atendendo às solicitações do Governo do Amazonas. Nesta sexta-feira (20/10), mais de 18 toneladas de alimentos foram tranportadas para Tabatinga (distante 1.106 quilômetros da capital), a partir da Base Aérea de Manaus.
A ação foi acompanhada pelo comandante conjunto nomeado pelo CMA, general de Divisão Carlos André Alcântara Leite, além do comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), brigadeiro David.

Foto: Divulgação
Segundo o general Leite, as 18 toneladas de alimentos seguirão para as demais comunidades que estão isoladas por conta da estiagem. “Estamos com um helicóptero em Tabatinga para realizar a distribuição desses alimentos, pois não há outros meios de se chegar em certas localidades. Seguimos com a distribuição conforme o governo do Amazonas nos solicitou. As demandas são inúmeras, mas estamos atuando com os meios que temos para reiterar essa integração com as comunidades que se encontram em dificuldades”, reforçou o general.
Essa é uma das diversas atuações do Exército na região amazônica que, além de manter a soberania nacional, sempre se faz presente na integração de solucionar os momentos críticos no qual a sociedade venha a passar.
Veja mais notícias em Geral