09/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar acontece no Parque do Idoso, dias 28 e 29/9

Publicado em 12 de setembro, 2023

Foto: Divulgação/Semcom/Arquivo

Nos próximos dias 28 e 29/9, a capital amazonense será palco da 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsean), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento será realizado no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças.

O objetivo é discutir e propor estratégias para a garantia do direito à alimentação adequada, e o encontro contará com a participação de especialistas, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais e da sociedade civil.

A conferência tem como tema “Amazônia sem fome – sistema alimentar sustentável com a agricultura familiar”, e pretende abordar temas que estão no centro das políticas públicas de alimentação e nutrição, como o combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos, o incentivo à agricultura familiar e a garantia do acesso a alimentos de qualidade para todos os manauaras.

“Nossa cidade tem desafios únicos quando se trata de segurança alimentar, dada a nossa localização geográfica e diversidade cultural. A conferência é uma oportunidade de reunir diferentes atores sociais para pensar soluções conjuntas e inovadoras, voltadas para a realidade local”, diz o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

Além de palestras, haverá mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações culturais, proporcionando um ambiente rico para trocas e aprendizados. A conferência terá discussões em três eixos: Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada; Democracia e Participação Social.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas até as 18h do dia 22 de setembro por meio do link https://www.sympla.com.br/vi-conferencia-municipal-de-seguranca-alimentar-e-nutricional__2157353. A expectativa é que a conferência reúna mais de 200 pessoas, consolidando-se como uma importante ferramenta de participação social na construção de políticas públicas para a cidade.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.