
Lula desembarca na Índia para participar de reunião do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, nesta sexta-feira (8/9), em Nova Délhi, na Índia, onde participará da 18ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 — grupo que reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia (UE). Durante o encontro, que ocorre nos dias 9 e 10, o brasileiro apontou que pretende tratar, principalmente, sobre a agenda social, com foco no tema da desigualdade.
Na ocasião, o Brasil receberá pela primeira vez a presidência do grupo. O mandato brasileiro será exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Como país ocupante da presidência, será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio.
Lula participou ontem do desfile de 7 de Setembro em Brasília e embarcou em seguida para a Índia, onde participará de três reuniões de trabalho do G20 e manterá reuniões bilaterais.
O presidente fará o último discurso da cúpula, na tarde do dia 10, após receber simbolicamente a Presidência das mãos do premiê indiano, Narendra Modi. Ambos irão falar sobre a Presidência da Índia em 2023 e as expectativas para a do Brasil em 2024. No sábado (9/9), está prevista a participação de Lula em duas reuniões temáticas. O painel “Um Planeta” falará de desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas e preservação ambiental.
O painel “Uma Família” debaterá o crescimento inclusivo, o progresso nos objetivos de desenvolvimento sustentável, educação, saúde, e desenvolvimento liderado por mulheres. No domingo (10/9), na terceira sessão da cúpula, o painel “Um Futuro” abordará transformações tecnológicas, infraestrutura pública digital e o futuro do emprego.
No último dia 6, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltou que Lula defenderá também temas como desenvolvimento sustentável, combate à desigualdade, proteção ao meio ambiente, além de buscar ampliar discussões sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Veja mais notícias em Geral