17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mais duas cirurgias de transplante renal são realizadas no Hospital Delphina Aziz

Publicado em 19 de julho, 2023

A industriária Micilene de Lima recebeu o rim doado pelo filho dela, Marcelo Lima. Foto: Divulgação/Alex Pazuello/Secom

O Governo do Amazonas realizou, nesta quarta-feira (19/07), mais duas cirurgias de transplante renal na rede pública de saúde do Estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dois procedimentos ocorreram no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus. Os transplantes são decorrentes de doações entre mães e filhos.

Depois de mais de três horas e meia de cirurgia, a industriária Micilene de Lima, 46, recebeu o rim doado pelo filho dela, Marcelo Lima, 30. “Foi uma declaração de amor muito grande. Perguntei se ele tinha certeza e ele disse que sempre quis ser meu doador”, afirmou.

Micilene começou a fazer hemodiálise depois de adquirir sequelas da Covid-19, em junho de 2020. Durante três anos, a sua rotina consistia em passar pelo procedimento de diálise três vezes por semana. “Para mim é um renascimento. Não é fácil ficar três horas em uma máquina, muitas pessoas passam mal, é complicado”, acrescentou.

Morador da cidade de Tefé, o filho de Micilene lembrou que a família buscava o transplante fora do estado durante esse período e, agora, com a realização da cirurgia no Amazonas, a realidade mudou. “Isso está sendo perfeito, uma coisa que a gente não achava que ia acontecer nunca. Passaram governos e governos e nunca aconteceu. E agora está acontecendo. Vai salvar muitas vidas”, acrescentou Marcelo.

O médico Marcelo Perosa coordenou a cirurgia e explicou que o procedimento foi realizado com uma equipe multidisciplinar. A cirurgia começou pelo doador e na sequência já foi colocado o receptor em sala para as duas cirurgias correrem em paralelo. A equipe é composta por mais de 15 profissionais.

“A cirurgia ocorreu muito bem, sem intercorrências. O rim ficou com um ótimo aspecto e já saiu urinando, o que é um ótimo sinal. Assim que colocou o rim ele já começou a ter diurese e isso é um bom sinal de uma função inicial. Esperamos que esse paciente vá se recuperar rapidamente”, afirmou Marcelo, que também é coordenador cirúrgico do Hepato do projeto Transplante Sem Fronteiras (TSF).

Segunda cirurgia

A segunda cirurgia desta quarta-feira ocorreu por meio da doação do rim da servidora pública Margarida Andrade, 50, moradora do município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), para o filho dela, Luiz Henrique, 30. “Mais uma vez eu estou dando a vida para o meu filho. E se for preciso eu faço de novo. Eu sou mãe e não tem melhor prova de amor”.

Luiz Henrique recebeu um rim de sua mãe, a servidora pública Margarida Andrade. Foto: Divulgação/Alex Pazuello/Secom

Luiz disse que está muito feliz por estar realizando um sonho depois de tantas noites de oração, dias em que passou mal e até pensou em desistir. “É pela minha família que estou lutando. Agradeço toda a equipe médica do Delphina, do Estado, governador e toda a equipe que se esforçou para implantar o transplante aqui para o nosso estado porque isso aqui ajuda muito”, destacou. A cirurgia de Luiz durou cerca de três horas e também foi concluída com sucesso.

Procedimento cirúrgico

No início do mês de julho o Amazonas realizou a primeira cirurgia de transplante renal na rede pública de saúde do Estado. Com as duas cirurgias de hoje, o número de procedimentos chega a três. O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica.

Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade. O atendimento iniciou por pessoas que já realizaram os procedimentos em outros estados, que antes eram acompanhados por outra unidade de saúde. Em abril deste ano, a unidade passou a atender para pré-transplantes, com consultas via complexo regulador.

O Amazonas tem cerca de mil pacientes em diálise e cerca de 700 pacientes inscritos em outros estados que, a partir de agora, poderão realizar os procedimentos no seu próprio estado.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.