02/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com nova Diretoria, PF intensifica combate ao abuso sexual infantojuvenil

Publicado em 13 de julho, 2023

Com nova Diretoria, PF intensifica combate ao abuso sexual infantojuvenil

A Polícia Federal intensificou nos primeiros meses de 2023 as ações voltadas à repressão de crimes de abuso sexual infantojuvenil. Neste ano, já foram realizadas 330 operações, que resultaram em 176 prisões e no cumprimento de 345 mandados de busca e apreensão.

O combate aos crimes cibernéticos, incluindo os relativos ao abuso sexual infantil é uma prioridade da Polícia Federal, em linha com as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A temática ganhou relevância e estrutura dentro da corporação com a criação da Diretora de Combate a Crimes Cibernéticos (DICBER/PF) no início do ano.

A Polícia Federal, além de realizar operações policiais combatendo essa modalidade criminosa, coordena a Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados em identificar vítimas a partir de imagens e vídeos, com a finalidade de resgatá-las, bem como identificar e prender seus agressores. De janeiro a junho de 2023, 56 vítimas foram identificadas em situação de exploração sexual.

Além disso, a Polícia Federal trabalha em parceria com agências nacionais e internacionais, como as polícias civis brasileiras e a Interpol e Europol. Essa colaboração permite o compartilhamento de informações e o estabelecimento de estratégias conjuntas, em que é possível rastrear as origens do material, identificar as rotas de distribuição e prender os envolvidos em diferentes países.

Confira algumas ações recentes da PF em todo o Brasil no combate ao abuso sexual infantojuvenil:

Brasília

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/04/pf-deflagra-a-segunda-fase-da-operacao-nada-fica-em-oculto-no-df

Rio de Janeiro

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/05/pf-deflagra-a-operacao-arcanjo-xiii-em-combate-a-pornografia-infantil-no-rj

Pernambuco

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/06/pf-combate-exploracao-sexual-infantil

São Paulo

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/06/pf-prende-suspeito-de-armazenar-e-compartilhar-arquivos-de-pornografia-infantil

Santa Catarina

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/05/pf-prende-homem-em-flagrante-com-mais-de-17-mil-arquivos-de-pornografia-infantil

Mato Grosso do Sul

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/03/pf-cumpre-mandados-de-busca-e-apreensao-e-prende-homem-em-flagrante-por-pornografia-infantil

Alagoas

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/04/pf-deflagra-operacao-download-5-contra-pornografia-infantil-em-al

Nacional

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/05/pf-deflagra-163-operacoes-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-entre-janeiro-e-maio-de-2023

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.